Práticas Não Formais de aprendizagem em Geociências: Museu Virtual Geológico do Pampa
Visualizações: 258DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.4449Keywords:
Geociências, Geologia, Museu Virtual, Educação, Educação não formalAbstract
Neste trabalho os autores discutem as ações ensino-extensionistas do projeto Museu Virtual Geológico do Pampa (MVGP). O MVGP é um projeto de extensão desenvolvido na Universidade Federal do Pampa campus Caçapava do Sul. O objetivo do programa é, juntamente com a comunidade local, desenvolver ações de aprofundamento, conscientização e ensino de temas como Geoconservação, Patrimônio Geológico, Geoturismo e Educação Geocientífica do Escudo Sul-Rio-Grandense (ESRG). Neste sentido no presente estudo aborda-se as diferentes ferramentas e ensino e divulgação científica desenvolvidas pelo projeto – sobre tudo com enfoque na sua plataforma digital. Esta plataforma conta com diversos mecanismos de ensino geocientífico para os mais diferentes públicos - estudantes, leigos, professores, pesquisadores e, principalmente, para a comunidade do Pampa Gaúcho. Contando com instrumentos como Mapa Geológicos Interativo, Catálogo de minerais e rochas, descrições sistemáticas e informações acerca de mineralogia e cristalografia além de ferramentas como a guia “Geodiversidade do Pampa”, que conta com informações detalhadas – fotografias, mapas, e localização, de locais pontuais do ESRG que remontam a história geológica do estado do Rio Grande do Sul ao longo dos últimos 2.2 bilhões de anos. Assim, o texto trata das ações ensino-extensionistas que o projeto desenvolve, discutindo-o como uma ferramenta de [trans]formação e [aproxim]ação entre a Universidade Federal do Pampa e a comunidade integrando ensino, aprendizagem e extensão universitária.
References
AQUINO, M. D. A., COSTA, A. R. F., WANDERLEY, A. C. C., BEZERRA, L. T. S., LIMA, I. D. F., & SANTIAGO, S. M. (2007). A ciência em ação: o museu virtual de imagens da cultura africana e afrodescendente. Inclusão Social v. 2, n. 1, 2007.
ARRUDA, E.P., ARRUDA, D.E.P. Museu virtual: construção e desconstrução de e das Histórias. Ensino em Re-Vista, 2013.
ATAGOK, T., OZCAN, O., Virtual museums in Turkey. Museum International, v. 53, n. 1, p. 42-45, 2001.
BARBOSA, A. S.; SPERANDIO, D. G.; BORGES, N. P.; GOMES, C, H.; DESSART, R. L. Geoconservação e Ensino do Patrimônio Geológico do Escudo Sul-Rio-Grandense Através do Museu Virtual Geológico do Pampa. In: Anais do IV Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico e II Encontro Luso-Brasileiro de Patrimônio Geomorfológico e Geoconservação 9 a 14 de outubro de 2017 Ponta Grossa – Paraná
BEMVENUTI, A. Museu para todos: o papel da ação educativa como mediadora cultural. Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP), v. 16, p. 618-626, 2007.
BOWEN, J. The virtual museum. Museum International, v. 52, n. 1, p. 4-7, 2000.
BURCAW, G. E. Introduction to museum work. Rowman Altamira, 1997.
CAZELLI, S., MARANDINO, M., E STUDART, D. Educação e Comunicação em Museus de Ciência: aspectos históricos, pesquisa e prática. Em G. Gouvêa, M. Marandino e C. Leal (Orgs.), Educação e museu: a construção social do caráter educativo dos museus de ciência (pp. 83- 106). Rio de Janeiro: ACCESS. 2003.
EICHLER, Marcelo Leandro; DEL PINO, José Claudio. Museus virtuais de ciências: uma revisão e indicações técnicas para o projeto de exposições virtuais. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 5, n. 2, 2007.
FALK, J., DIERKING, L. Learning from Museums: Visitors Experiences and the Making of Meaning. Walnut Creek: Altamira Press. p. 288, 2000.
FREITAS, L.T.F., PERTICARRARI, A., SILVA AUGUSTO, A., MARI, R.B. O processo de mediação em um museu itinerante de biologia marinha. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 17, n. 1, p. 119-142, 2018.
GOMES, C.H. et al. Praticando Saberes e Construindo Ideias em Geociências. Revista Conexão UEPG, v. 13, n. 1, p. 110-119, 2017. http://dx.doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.13.i1.0008.
GOMES, C.H. SPERANDIO, D.G.; BORGES, N.P.; DESSART, R.L. ABORDAGEM DAS GEOCIÊNCIAS NO ENSINO INFANTIL DE CAÇAPAVA DO SUL, RS: A FORM [AÇÃO] DOS VULCÕES. Revista Areté| Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 11, n. 24, p. 44-56, 2018.
GOMES, C. H., SPERANDIO, D. G., BORGES, N. P., SOARES, D. T., DA SILVA, G. S. N., DIAS, G. P. Lugares geoeducativos da cidade de Caçapava do Sul (RS) para estudo de Geologia no ensino médio. Terrae Didatica, v. 16, p. e020032-e020032, 2020.
GÓMEZ-FERNÁNDEZ, F., FERNÁNDEZ-RAGA, M., ALAIZ-MORETÓN, H., CASTAÑON-GARCÍA, A. M., & PALENCIA, C. The Interactivity of a Virtual Museum at the Service of the Teaching of Applied Geology. In Proceedings of the 3rd International Conference on Higher Education Advances, Editorial Universitat Politècnica de València, pp. 712-719, 2017.
GRUZMAN, C.; SIQUEIRA, V.H.F. O papel educacional do Museu de Ciências: desafios e transformações conceituais. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. v. 6, n. 2, p. 402-423, 2007.
HABER, A., MUVA: a virtual museum in Uruguay. Museum International, v. 52, n. 1, p. 26-31, 2000.
HAGUENAUER, C., CUNHA, G. G., CORDEIRO FILHO, F., ARAUJO, M. C. M., PASTORINO, L., & DE FREITAS LOHMANN, A.. Projeto museu virtual: Criação de ambientes virtuais com recursos e técnicas de realidade virtual. Virtual Reality and Scientific Visualization Journal, v. 1, n. 2, p. 1-13, 2008.
HARTMANN, Â.M.; SPERANDIO, D.G.; DE ABREU OLIVEIRA, V. Divulgação e popularização da astronomia com o planetário móvel da Unipampa. Revista Conexão UEPG, v. 14, n. 3, p. 429-436, 2018. http://dx.doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.14.i3.0015
HOPTMAN, G. H. The Virtual Museum and Related Epistemological Concerns. Ed. Edward Barrett: Sociomedia. Multimedia, Hypermedia and the Social Construction of Knowledge. Cambridge, Mass.: MIT-Press, 1992. 141-159
MAGALDI, M.B., SCHEINER, T.C. Reflexões Sobre o Museu Virtual. XI Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, Rio de Janeiro 25 a 28 de outubro de 2010. 25 p. 2010.
MARANDINO, M., SELLES, S. E., E FERREIRA, M. S. Ensino de Biologia: Histórias e Práticas em Diferentes Espaços Educativos. São Paulo: Ed. Cortez. 2009.
MESEGUER, J. M.; MAS, J. Experiencias de cátedra en las clases de física de primer curso de Escuelas Técnicas. Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, V. 12, N. 3, P. 381-391, 1994.
MOUTINHO, M. A construção do objecto museológico. Lisboa, Cadernos de Sociomuseologia, nº1, ULHT, 1994.
MUCHACHO, R. Museus virtuais: A importância da usabilidade na mediação entre o público e o objecto museológico. In: Livro de Actas do 4º Congresso SOPCOM. 2005. p. 1540-1547.
NURHASANAH, Y., ROHMAN, A.S., PRIHATMANTO, A.S. The design and implementation determining age of fossils game simulation at virtual museum of Indonesia (A case study at a Museum of Geology). In: 2012 International Conference on System Engineering and Technology (ICSET). IEEE, p. 1-6, 2012.
JAFARI, A.; TAHERI, B.; VOM LEHN, D. Cultural consumption, interactive sociality, and the museum. Journal of Marketing Management, v. 29, n. 15-16, p. 1729-1752, 2013.
KABASSI, K., AMELIO, A., KOMIANOS, V., OIKONOMOU, K. (2019). Evaluating museum virtual tours: the case study of Italy. Information, v. 10, n. 11, p. 351, 2019.
KERSTEN, T.P., TSCHIRSCHWITZ, F., DEGGIM, S. Development of a virtual museum including a 4D presentation of building history in virtual reality. The International Archives of Photogrammetry, Remote Sensing and Spatial Information Sciences, v. 42, p. 361, 2017.
MVGP. MUSEU VIRTUAL GEOLÓGICO DO PAMPA, Universidade Federal do Pampa. 2020. página inicial. Disponível em: <http://www.sites.unipampa.edu.br/ mvgp>. Acesso em: 2 de fevereiro de 2020.
OLIVEIRA, L. A. S. BACCI, D. L. C. SOARES, D. B. SILVA, D. F. O ensino de Geociências e a formação de professores: experiências de um processo de aprendizagem. Anais, VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 5 e 9 de dez. 2011
PINTO, J.R. O Papel social dos museus e a mediação cultural: conceitos de Vygotsky na arte-educação não-formal. Palíndromo, v. 4, n. 7, 2012.
PRESS, F.; SIEVER, R.; GROTZINGER, J.; JORDAN, T.H. Registro das Rochas e Escala do Tempo Geológico In: GROTZINGER; JORDAN (Org.). Para Entender a Terra. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006, p. 247-248.
SABBATINI, M. Museus e centros de ciência virtuais: uma nova fronteira para a cultura científica. Com Ciência, v. 45, 2003.
SARAH, L.L., PRIHATMANTO, A.S.; RUSMIN, P.H. The design and implementation discovery learning method on virtual museum of Indonesia:(A case study museum of geology for rock materials). In: 2012 International conference on system engineering and technology (ICSET). IEEE, 2012. p. 1-5.
SCHULMEISTER, M. K.; EDWARDS, B. A Three-Dimensional, Virtual Tour of the Johnston Geology Museum. GSA Today, v. 30, n. 12, 2020.
CAPITOL DA SILVA, S.; PEDROSO VIÇOZZI, A.; PAZINATO DIAS, G.; HEREDIA GOMES, C. A Contribuição do Museu Virtual Geológico do Pampa (MVGP) na Geoeducação. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 3, 2019.
SPERANDIO, D. G., GOMES, C. H., & BORGES, N. P. Geologia E Geodiversidade Do Escudo Sul-Rio-Grandense: Museu Virtual Geológico Do Pampa Como Ferramenta De Ensino. In. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, Novembro de 2016. Uruguaiana, Universidade Federal do Pampa, 2017, 8(1).
SPERANDIO, D. G., GOMES, C. H., BORGES, N. P., BARBOSA, A. S., DESSART, R. L. Fomento à Educação Geocientífica: Práticas Extensionistas de Ensino e Divulgação da Geodiversidade do Escudo Sul-Riograndense. In. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, Novembro de 2017. Santana do Livramento, Universidade Federal do Pampa, 2018, 9(3).
SPERANDIO, D.G., GOMES, C.H., VIÇOZZI, A.P. Mapa geológico interativo: proposta para ensino de Geociências. Terræ Didatica, v. 16, p. e020019-e020019, 2020.
SONG, H., DENG, H. Implementation of virtual geology museums based on VRML. Jisuanji Gongcheng/ Computer Engineering, v. 32, n. 17, p. 239-241, 2006.
STOGNER, M.B. "The Immersive Cultural Museum Experience--Creating Context and Story with New Media Technology". International Journal of the Inclusive Museum, v. 3, n. 3, 2011.
TOLEDO, M. C. M.; MACEDO, A. B.; MACHADO, R.; MARTINS, V. T. S.; RICCOMINI, C.; SANTOS, P. R.; SILVA, M. E.; TEIXEIRA, W. Projeto de Criação do Curso de Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental – IGc/USP. Geologia USP. São Paulo, v.3, Public. Espec., p.1-11, set. 2005.
TREINEN, H. Ausstellungen und Kommunikationstheorie. Ed. Haus der Geschichte: Museen und ihre Besucher – Herausforderungen in der Zukunft. (Reihe Museumsfragen) Berlin: Argon Verlag. 60-71
VALENTE, M. E. (2003). A conquista do caráter público do museu. Em: G. GOUVÊA, M. MARANDINO E M. C. LEAL (Orgs.), Educação e museu: a construção social do caráter educativo dos museus de ciência. Rio de Janeiro: Ed. Access. p. 21-46.
VEIRA, V. BIANCONI, M. L. A Importância do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro para o Ensino Não-formal em ciências. Ciências e Cognição 2007, vol. 11: 21-36.
WALCZAK, K., CELLARY, W., WHITE, M. Virtual museum exbibitions. Computer, v. 39, n. 3, p. 93-95, 2006.
WILDNER, W. LOPES, R. C. LIMA, E. F. Arroio Carajá, Caçapava do Sul, Rio Grande do Sul: Um dos mais bem preservados exemplos de manifestações vulcânicas do limite Neoproterozóico-Paleozóico. Disponivel em: <http://sigep.cprm.gov.br/propostas/Arroio_Caraja_RS.htm> Acesso em novembro de 2017.
WOJCIECHOWSKI, R., WALCZAK, K., WHITE, M., & CELLARY, W. Building virtual and augmented reality museum exhibitions. In Proceedings of the ninth international conference on 3D Web technology. pp. 135-144, 2004.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.