A contribuição da aprendizagem mediada para a formação de professores
Visualizações: 626Palavras-chave:
Mediação. Intencionalidade e significado. Formação docenteResumo
O objetivo deste artigo é elaborar uma reflexão crítica sobre a formação docente com base em autores como Imbernón (2011), Nóvoa (1991) e Zabala (1998). Analisar sua contribuição para a aprendizagem de um comportamento mais reflexivo, que somado ao conhecimento, saberes e práticas educativas constrói a imagem e identidade para o exercício docente. Trata-se de uma revisão de literatura sobre o tema com base nos autores referidos e na teoria de Reuven Feuerstein, com o intuito de trazer a perspectiva da aprendizagem mediada para a formação de professores, levando em consideração os três princípios universais da mediação: mediação de intencionalidade e reciprocidade, mediação de transcendência e mediação de significado. A teoria da modificabilidade se fundamentada na crença de que todo ser humano é capaz de aprender desde que esteja aberto às mudanças, independente de sua idade, condição genética ou experiência de vida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.