A contribuição da aprendizagem mediada para a formação de professores

Visualizações: 626

Autores/as

  • Arnaldo Nogaro UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES - URI Erechim e Frederico Westphalen
  • Rute Rosângela Dalmina UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES - URI Frederico Westphalen

Palabras clave:

Mediação. Intencionalidade e significado. Formação docente

Resumen

O objetivo deste artigo é elaborar uma reflexão crítica sobre a formação docente com base em autores como Imbernón (2011), Nóvoa (1991) e Zabala (1998). Analisar sua contribuição para a aprendizagem de um comportamento mais reflexivo, que somado ao conhecimento, saberes e práticas educativas constrói a imagem e identidade para o exercício docente. Trata-se de uma revisão de literatura sobre o tema com base nos autores referidos e na teoria de Reuven Feuerstein, com o intuito de trazer a perspectiva da aprendizagem mediada para a formação de professores, levando em consideração os três princípios universais da mediação: mediação de intencionalidade e reciprocidade, mediação de transcendência e mediação de significado. A teoria da modificabilidade se fundamentada na crença de que todo ser humano é capaz de aprender desde que esteja aberto às mudanças, independente de sua idade, condição genética ou experiência de vida.

 

 

 

Biografía del autor/a

Arnaldo Nogaro, UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES - URI Erechim e Frederico Westphalen

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃODEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANASPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO, ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EDUCAÇÃO, NÍVEL DE MESTRADO

Rute Rosângela Dalmina, UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES - URI Frederico Westphalen

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃODEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANASPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO, ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EDUCAÇÃO, NÍVEL DE MESTRADO

Publicado

2015-01-27

Cómo citar

Nogaro, A., & Dalmina, R. R. (2015). A contribuição da aprendizagem mediada para a formação de professores. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 5(15), 7–23. Recuperado a partir de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/446