Reflexões sobre a horizontalidade do conhecimento no contexto da Educação do Campo: por uma visão ecológica do saber
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https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4534Palavras-chave:
Educação do campo, Territórios, Horizontalidade do saberResumo
No presente trabalho, busca-se refletir sobre a horizontalidade do conhecimento no contexto da Educação do Campo. Entende-se que os cursos de Licenciatura de Educação do Campo, implementados numa perspectiva multi e transdisciplinar, são resultados de uma luta histórica dos povos do campo ao direito a uma formação de educadores para atuarem em seus territórios. Nesse sentido, buscamos refletir e contribuir com tal discussão buscando trazer experiências dentro do curso de licenciatura em Educação do Campo CEUNES/UFES, tendo por base atividades pedagógicas e educativas que possibilitem relacionar os conhecimentos produzidos em seus territórios com as experiências tecidas no interior do curso pelo que denominados por Seminário Integrador. Tecemos nossas considerações articuladas às nossas experiências com base em Munarim (2006), da noção de território de Fernandes (2006), a perspectiva ecológica de saberes de Souza Santos (2010) e a perspectiva de educação crítica de Freire (1996, 1974). Os resultados revelam que o espaço Seminário Integrador possibilita dar voz a um grupo de discentes que buscam incorporar outra perspectiva de visibilizar seu conhecimento bem como compreendê-lo com particularidade territorial.
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