Reflexões sobre a horizontalidade do conhecimento no contexto da Educação do Campo: por uma visão ecológica do saber

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4534

Palavras-chave:

Educação do campo, Territórios, Horizontalidade do saber

Resumo

No presente trabalho, busca-se refletir sobre a horizontalidade do conhecimento no contexto da Educação do Campo. Entende-se que os cursos de Licenciatura de Educação do Campo, implementados numa perspectiva multi e transdisciplinar, são resultados de uma luta histórica dos povos do campo ao direito a uma formação de educadores para atuarem em seus territórios. Nesse sentido, buscamos refletir e contribuir com tal discussão buscando trazer experiências dentro do curso de licenciatura em Educação do Campo CEUNES/UFES, tendo por base atividades pedagógicas e educativas que possibilitem relacionar os conhecimentos produzidos em seus territórios com as experiências tecidas no interior do curso pelo que denominados por Seminário Integrador. Tecemos nossas considerações articuladas às nossas experiências com base em Munarim (2006), da noção de território de Fernandes (2006), a perspectiva ecológica de saberes de Souza Santos (2010) e a perspectiva de educação crítica de Freire (1996, 1974). Os resultados revelam que o espaço Seminário Integrador possibilita dar voz a um grupo de discentes que buscam incorporar outra perspectiva de visibilizar seu conhecimento bem como compreendê-lo com particularidade territorial.

Biografia do Autor

Débora Schmitt Kavalek, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016). Possui graduação em Química pela Universidade de Passo Fundo (1999), especialização em Práticas Pedagógicas pela Faculdade de Educação de Joinville (2004), especialização em Docência Universitária pela Universidade Tecnológica Nacional, Buenos Aires, Argentina (2010), especialização em Orientação Escolar pela Associação Catarinense de Ensino- Faculdade Guilherme Guimbala (2012), aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Estadual de Goiás e Mestrado em Educação pela Universidade Tecnológica Nacional (UTN), Buenos Aires, Argentina (2011). Atuou na Educação Básica, nas disciplinas de Química, Matemática, Ciências, Educação Ambiental, Informática Educativa, classes de Atendimento Educacional Especializado e na Gestão Escolar. Possui experiência com alunos, desde a Educação Infantil, até o Ensino Superior. Pesquisadora da área de Filosofia e História da Química, principalmente aos aspectos voltados ao Ensino de Química. Atualmente é Professora do Magistério Superior (Adjunto A) sob o regime de dedicação exclusiva no Departamento de Educação e Ciências
Humanas na Universidade Federal do Espírito Santo, campus São Mateus. Principal área de atuação: Ensino de Química e Ciências; História e Filosofia da Ciência; Educação do Campo; Saberes tradicionais; Formação de professores; Alfabetização científica. Professora Adjunta do Departamento de Educação e Ciências Humanas (DECH). Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES). Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Záira Bomfante dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Letras, especialização em Língua Inglesa pela PUC-MG (2005), mestre em Linguística do Texto e do Discurso (2009) e doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Participou do curso de extensão no International Programs, Conversation Culture and Teaching English as Foreign Language, Irvine University, Carlifornia. Atua no ensino de Língua Inglesa e Língua Portuguesa. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Espírito Santo - CEUNES/UFES no Departamento de Educação e Ciências Humanas- DECH e professora Permanente no Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica - PPGEEB CEUNES/UFES.É líder do grupo GEMULTE/UFES/CEUNES - (Multi)letramentos, Leitura e Textos e integrante do grupo de Pesquisa SAL - Sistêmica, Ambientes e Linguagens. Coordena o Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Línguas - LEAL no PPGEEB e o projeto" O ensino de língua materna e adicional e a formação de professores na perspectiva dos novos letramentos e multiletramentos no norte do estado do Espírito Santo" com apoio da Fundação de Amparo a Pesquisa do Espírito Santo- FAPES. É bolsista de Produtividade da FAPES. 

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Publicado

21-05-2022

Como Citar

Kavalek, D. S., & dos Santos, Z. B. (2022). Reflexões sobre a horizontalidade do conhecimento no contexto da Educação do Campo: por uma visão ecológica do saber. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(37). https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4534

Edição

Seção

Artigos