Leitura e escrita na educação infantil: sobre usos e funções

Visualizações: 1059

Autores

  • Keylla Rejane Melo UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
  • Antonia Edna Brito Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

Educação Infantil. Leitura. Escrita.

Resumo

O presente artigo apresenta resultados de pesquisa do Mestrado em Educação, realizada com o objetivo de investigar os usos da leitura e da escrita na Educação Infantil. O estudo, fundamentado em estudiosos como Ferreiro e Teberosky (1999), Vigotski (1998), Luria (2006), desenvolveu-se a partir da pesquisa narrativa como método de investigação, tendo como interlocutoras oito professoras da educação infantil. Na produção dos dados optamos pelos diários de aulas, pela observação de práticas pedagógicas e pela análise documental das propostas pedagógicas de duas instituições pesquisadas. Os dados foram analisados conforme a análise interpretativa proposta por Zabalza (2004). Constatamos, através dos dados produzidos, que há predominância, no ensino da linguagem escrita, de um processo de didatização da leitura e da escrita, que se traduz em práticas que enfatizam usos mecânicos do ler e do escrever.

 

 

 

Biografia do Autor

Keylla Rejane Melo, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Keylla R. A. Melo é Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí, pesquisando nas áreas de Formação de Professoes, Educação Infantil, Leitura e escrita. É pedagoga da Universidade Federal do Piauí, do Centro de Ciências da Educação.

Antonia Edna Brito, Universidade Federal do Piauí

Antonia Edna Brito é Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte , pesquisando nas áreas de Formação de professores, Prática pedagógica, Saberes Docentes, Alfabetização e Narratividade. É Professora Associada da Universidade Federal do Piauí, do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino/Centro de Ciências da Educação.

Downloads

Publicado

27-01-2015

Como Citar

Melo, K. R., & Brito, A. E. (2015). Leitura e escrita na educação infantil: sobre usos e funções. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 5(15), 67–90. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/454

Edição

Seção

Artigos Temáticos