Leitura e escrita na educação infantil: sobre usos e funções
Visualizações: 1144Keywords:
Educação Infantil. Leitura. Escrita.Abstract
O presente artigo apresenta resultados de pesquisa do Mestrado em Educação, realizada com o objetivo de investigar os usos da leitura e da escrita na Educação Infantil. O estudo, fundamentado em estudiosos como Ferreiro e Teberosky (1999), Vigotski (1998), Luria (2006), desenvolveu-se a partir da pesquisa narrativa como método de investigação, tendo como interlocutoras oito professoras da educação infantil. Na produção dos dados optamos pelos diários de aulas, pela observação de práticas pedagógicas e pela análise documental das propostas pedagógicas de duas instituições pesquisadas. Os dados foram analisados conforme a análise interpretativa proposta por Zabalza (2004). Constatamos, através dos dados produzidos, que há predominância, no ensino da linguagem escrita, de um processo de didatização da leitura e da escrita, que se traduz em práticas que enfatizam usos mecânicos do ler e do escrever.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.