Práticas de leitura no ambiente escolar: construção de sentidos do texto dentro de um contexto significativo
Visualizações: 604Palavras-chave:
leitura. ensino. interação socialResumo
Este trabalho faz parte de uma pesquisa que busca investigar como as práticas de leitura têm sido organizadas no ambiente escolar, e também como os professores a veem, para que possamos compreender os resultados das avaliações de larga escala, como a Provinha Brasil. Para isso, destacamos alguns autores que defendem a leitura como sendo um processo de interação social e apresentamos estratégias de leitura para o desenvolvimento da compreensão leitora. Por fim, apresentamos uma sequência didática para a prática de leitura que utilizaremos nessa pesquisa e que poderá ser utilizada como um recurso metodológico para os professores das diferentes áreas do conhecimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.