Práticas de leitura no ambiente escolar: construção de sentidos do texto dentro de um contexto significativo

Visualizações: 604

Autores/as

  • Helainne Robertha Alves Oliveira ufpr
  • Veronica Branco UFPR

Palabras clave:

leitura. ensino. interação social

Resumen

Este trabalho faz parte de uma pesquisa que busca investigar como as práticas de leitura têm sido organizadas no ambiente escolar, e também como os professores a veem, para que possamos compreender os resultados das avaliações de larga escala, como a Provinha Brasil.  Para isso, destacamos alguns autores que defendem a leitura como sendo um processo de interação social e apresentamos estratégias de leitura para o desenvolvimento da compreensão leitora. Por fim, apresentamos uma sequência didática para a prática de leitura que utilizaremos nessa pesquisa e que poderá ser utilizada como um recurso metodológico para os professores das diferentes áreas do conhecimento.

 

Publicado

2015-01-27

Cómo citar

Oliveira, H. R. A., & Branco, V. (2015). Práticas de leitura no ambiente escolar: construção de sentidos do texto dentro de um contexto significativo. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 5(15), 36–49. Recuperado a partir de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/458