Literatura, formação humana e docente: vontades e utopias de crianças e adultos numa bolsa amarela

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4588

Palavras-chave:

Humanização, Imaginário, Mediação, Literatura, Formação docente.

Resumo

O presente texto tece considerações sobre a formação humana e docente e a literatura a partir da filosofia sartriana e dos pressupostos que fundamentaram a práxis de um subprojeto do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás, na Unidade Universitária de Inhumas, participante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). O trabalho foi realizado mediante uma análise documental de registros individuais produzidos por um grupo de sete bolsistas, sendo sete relatórios finais e sete questionários com 10 questões respondidas pelas bolsistas após a conclusão do trabalho com o livro A bolsa amarela, de Lygia Bojunga Nunes. O estudo estabelece um diálogo entre os dados coletados e o referencial teórico que subsidiou os momentos de estudo e as práticas do subprojeto, em especial Cândido (1995), Benjamin (1996), Freire (1996), Siqueira (2013) e Valdez (2018). Por fim, o texto conclui que a humanização reivindica a literatura e que esta não comporta as fronteiras didático-pedagógicas que insistem em submeter adultos e crianças a padrões e estereótipos na lida do ensinar e do aprender.

Biografia do Autor

Valdirene Val Oliveira, Universidade Estadual de Goiás

Doutora e mestre em educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG), graduada em Pedagogia pela Unievangélica. Professora efetiva da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UEG/Unidade Universitária de Inhumas. 

Cláudio Pires Viana, Universidade Estadual de Goiás

Doutor e mestre em educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG), graduado em Pedagogia pela UFG. Professor efetivo na Universidade Estadual de Goiás (UEG). Atua na Unidade Universitária de Inhumas e na Secretaria Municipal de Educação de Goiânia.

Maria Erilande Ferreira de Souza, Secretaria Municipal de Educação.PPG/IELT/UEG

Mestre pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT), graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Professora efetiva nas redes municipais de ensino de Inhumas e de Goianira.

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Publicado

30-08-2022

Como Citar

Oliveira, V. V., Viana, C. P., & de Souza, M. E. F. (2022). Literatura, formação humana e docente: vontades e utopias de crianças e adultos numa bolsa amarela. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(38). https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4588