Literatura, formação humana e docente: vontades e utopias de crianças e adultos numa bolsa amarela

Visualizações: 284

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4588

Palabras clave:

Humanização, Imaginário, Mediação, Literatura, Formação docente.

Resumen

O presente texto tece considerações sobre a formação humana e docente e a literatura a partir da filosofia sartriana e dos pressupostos que fundamentaram a práxis de um subprojeto do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás, na Unidade Universitária de Inhumas, participante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). O trabalho foi realizado mediante uma análise documental de registros individuais produzidos por um grupo de sete bolsistas, sendo sete relatórios finais e sete questionários com 10 questões respondidas pelas bolsistas após a conclusão do trabalho com o livro A bolsa amarela, de Lygia Bojunga Nunes. O estudo estabelece um diálogo entre os dados coletados e o referencial teórico que subsidiou os momentos de estudo e as práticas do subprojeto, em especial Cândido (1995), Benjamin (1996), Freire (1996), Siqueira (2013) e Valdez (2018). Por fim, o texto conclui que a humanização reivindica a literatura e que esta não comporta as fronteiras didático-pedagógicas que insistem em submeter adultos e crianças a padrões e estereótipos na lida do ensinar e do aprender.

Biografía del autor/a

Valdirene Val Oliveira, Universidade Estadual de Goiás

Doutora e mestre em educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG), graduada em Pedagogia pela Unievangélica. Professora efetiva da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UEG/Unidade Universitária de Inhumas. 

Cláudio Pires Viana, Universidade Estadual de Goiás

Doutor e mestre em educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG), graduado em Pedagogia pela UFG. Professor efetivo na Universidade Estadual de Goiás (UEG). Atua na Unidade Universitária de Inhumas e na Secretaria Municipal de Educação de Goiânia.

Maria Erilande Ferreira de Souza, Secretaria Municipal de Educação.PPG/IELT/UEG

Mestre pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT), graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Professora efetiva nas redes municipais de ensino de Inhumas e de Goianira.

Citas

ARROYO, Miguel. Ofício de mestre: imagens e autoimagens. Petrópolis: Vozes, 2000.

BARBOSA, M. C. S. Pedagogia da infância. In: OLIVEIRA, D. A.; DUARTE, A. M. C.; VIEIRA, L. M. F. Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: Editora UFMG/Faculdade de Educação, 2010. Disponível em:

https://www.gestrado.net.br/pdf/312.pdf

BENJAMIN, Walter. O narrador. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 2 ed. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1986. p.197-221.

CANDIDO, Antônio. O direito à literatura. In: Vários escritos. Rio de Janeiro. Ouro Sobre Azul, 1995. p.17-47.

CASTRO, Joselma Salazar de. A docência na educação infantil como ato pedagógico: alguns elementos que a constituem. In: EDUCERE, Congresso Nacional de Educação, 13, Curitiba, 2017. Anais... Curitiba: PUC-PR, 2017. Disponível em:

<https://educere.pucpr.br/p1/anais.html?tipo=&titulo=A+DOC%C3%8ANCIA+NA+EDUCA%C3%87%C3%83O+INFANTIL+COMO+ATO+PEDAG%C3%93GICO%3A+ALGUNS+ELEMENTOS+QUE+A+CONSTITUEM&edicao=2017&autor=Joselma+Salazar+de+Castro&area=>. Acesso em: 6 mar. 2020.

COÊLHO, Ildeu Moreira. Fenomenologia e educação. In: BICUDO, Maria A. V.; CAPPELLETTI, Isabel F. (Orgs.). Fenomenologia: uma visão abrangente da educação. São Paulo: Olho d’Água, 1999. p. 53-104.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Práticas pedagógicas de ensinar-aprender: por entre resistências e resignações. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 3, p. 601-614, jul.-set. 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

¬¬¬¬______. Ação cultural para a liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

______. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

______. À sombra desta mangueira. 11 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

______. Conscientização. Trad. Tiago José Risi Leme. São Paulo: Cortez, 2016.

JOSÉ, Elias. Literatura infantil: ler, contar e encantar crianças. Porto Alegre: Mediação, 2007.

KRAMER, Sonia. Infância, cultura contemporânea e educação contra a barbárie. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL OMEP, “Infância – Educação Infantil: reflexões para o início do século”, 1, Rio de Janeiro, jul. 2000. Anais... Rio de Janeiro: UERJ, 2000. Disponível em:

<https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/23857/16830>. Acesso em: 1 abr. 2019.

OSTETTO, Luciana Esmeralda; SILVA, Greice Duarte de Brito. Arte na formação docente para a educação infantil: procura-se! Poiésis, Tubarão, v. 12, n. 21, p. 185-203, jan.-jun. 2018. Disponível em: <http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/index>. Acesso em: 6 mar. 2020.

QUINTANA, Mário. Diário poético 1992. São Paulo: Globo, 1992.

SARTRE, Jean-Paul. As palavras. Trad. J. Guisburg. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1964.

______. A imaginação. In: Sartre (Coleção Os Pensadores). São Paulo: Nova Cultural, 1987. p. 33-107.

______. O imaginário: psicologia fenomenológica da imaginação. Trad. Duda Machado. São Paulo: Ática, 1996.

______. O ser e o nada: ensaio de ontologia fenomenológica. 13 ed. Trad. Paulo Perdigão. Petrópolis: Vozes, 1997.

SIQUEIRA, Ebe Maria de Lima. Literatura sem fronteira: por uma educação literária. 2013. 348 f. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.

VALDEZ, Diane. Direito aos bens culturais na infância: o livro literário como instrumento intelectual e afetivo. Inter-Ação, Goiânia, v. 43, n. 1, p. 35-50, jan.-abr. 2018. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.5216/ia.v43i1.50777>. Acesso em: 8 mar. 2020.

Publicado

2022-08-30

Cómo citar

Oliveira, V. V., Viana, C. P., & de Souza, M. E. F. (2022). Literatura, formação humana e docente: vontades e utopias de crianças e adultos numa bolsa amarela. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(38). https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4588