Relações entre crianças bem pequenas e natureza como possibilidades de aprendizagem na educação infantil

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4597

Palavras-chave:

educação infantil, creche, criança, natureza

Resumo

Questionando o atual afastamento entre seres humanos e natureza, que marca muitas instituições educativas desde a creche, foi desenvolvida uma pesquisa em uma escola de educação infantil tendo como objetivo principal analisar como crianças bem pequenas podem se relacionar com a natureza e quais os desdobramentos dessa relação para elas/es. A pesquisa, com base na proposta de investigação com crianças em contexto e em princípios da etnografia e da pesquisa qualitativa como um todo, acompanhou, por meio de observação participante, crianças bem pequenas e o trabalho pedagógico desenvolvido pelas suas professoras. Com base em autores da Filosofia e Psicologia, constatou-se, como um dos desdobramentos provocados pelas relações entre crianças e natureza, que elas podem ser potentes nos processos de ensino e aprendizagem. O estudo apontou que as vivências no espaço externo com presença da natureza ou a partir da proposição das professoras com diferentes materiais naturais podem se configurar como possibilidades para que crianças bem pequenas conheçam de forma mais ativa e significativa o funcionamento do mundo e como podem com ele se relacionar, ampliando sua potência de agir e suas possibilidades de atuação.

Biografia do Autor

Carolina Machado Castelli, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Pedagogia Licenciatura (2010) pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Especialista em Educação Infantil (2013), Mestra (2015) e Doutora em Educação (2019) pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel. Atua como pedagoga na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

Ana Cristina Coll Delgado, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduada em Pedagogia (1986), com especialização em Educação (1991) pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel. Mestre em Educação (1997) pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Doutora em Educação (2003) pela Universidade Federal Fluminense – UFF, com estágio doutoral no Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho, Braga/Portugal. Pós-doutorado (2009) na Universidade de Caen, no Centro de Ciências da Educação, França. Professora Permanente do Programa de Pós Graduação em Educação – PPGEd da Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC e Professora Aposentada da UFPel.

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Publicado

30-08-2022

Como Citar

Castelli, C. M., & Delgado, A. C. C. (2022). Relações entre crianças bem pequenas e natureza como possibilidades de aprendizagem na educação infantil. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(38). https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4597