Relações entre crianças bem pequenas e natureza como possibilidades de aprendizagem na educação infantil
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https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4597Keywords:
educação infantil, creche, criança, naturezaAbstract
Questionando o atual afastamento entre seres humanos e natureza, que marca muitas instituições educativas desde a creche, foi desenvolvida uma pesquisa em uma escola de educação infantil tendo como objetivo principal analisar como crianças bem pequenas podem se relacionar com a natureza e quais os desdobramentos dessa relação para elas/es. A pesquisa, com base na proposta de investigação com crianças em contexto e em princípios da etnografia e da pesquisa qualitativa como um todo, acompanhou, por meio de observação participante, crianças bem pequenas e o trabalho pedagógico desenvolvido pelas suas professoras. Com base em autores da Filosofia e Psicologia, constatou-se, como um dos desdobramentos provocados pelas relações entre crianças e natureza, que elas podem ser potentes nos processos de ensino e aprendizagem. O estudo apontou que as vivências no espaço externo com presença da natureza ou a partir da proposição das professoras com diferentes materiais naturais podem se configurar como possibilidades para que crianças bem pequenas conheçam de forma mais ativa e significativa o funcionamento do mundo e como podem com ele se relacionar, ampliando sua potência de agir e suas possibilidades de atuação.
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