Desafios pedagógicos e as especificidades na formação de professores e professoras na Licenciatura em Educação do Campo da Ufes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4647

Palavras-chave:

Ensino Superior, Formação de professores, Licenciatura em Educação do Campo,

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre os desafios da permanência estudantil no curso de Licenciatura em Educação do Campo – campus Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo, uma graduação caracterizada pela formação multidisciplinar por área de conhecimento e pela alternância de tempos e espaços formativos. Neste recorte, buscou-se apresentar os princípios desta Licenciatura, atrelando-os a alguns desafios pedagógicos elencados pelos discentes. Apesar de não se relacionarem diretamente à permanência estudantil, tais desafios desdobram-se em importantes reflexões acerca da natureza do curso e a forma como os estudantes o percebem. O referencial teórico-metodológico utilizado baseia-se em Paulo Freire e em teóricos da educação popular. Para produção de dados foram utilizados questionários, entrevistas individuais e coletivas e análises compartilhadas, conforme os pressupostos da pesquisa participante. Sobre os desafios pedagógicos do curso, a pesquisa mostrou que os discentes possuem visão ainda fragilizada sobre a formação em Alternância e o princípio da interdisciplinaridade, refletindo a dificuldade desta graduação para a atuação não fragmentada a partir do trabalho coletivo. Todavia, no tocante às possibilidades de transformação, os resultados apontam que esta Licenciatura tem contribuído para a ruptura de preconceitos e mudança de práticas pessoais com vistas à emancipação social.  

Biografia do Autor

Roberta Gonçalves Duarte, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestrado em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). MBA Profissional em Gestão Pública e Responsabilidade Fiscal, pela Escola Superior Aberta do Brasil. Graduação em Comunicação Social - Jornalismo, pela UFES. Assistente em administração no Centro de Educação da UFES. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Paulo Freire (GEPPF - UFES).

Débora Monteiro do Amaral, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente do Departamento de Educação, Política e Sociedade da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com atuação na Licenciatura em Educação do Campo e no Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo do Espírito Santo (GEPECES) e Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Paulo Freire (GEPPF).

Referências

ANTUNES-ROCHA, M. I.; MARTINS, A. A. Diálogo entre teoria e prática na Educação do Campo: Tempo Escola/Tempo Comunidade e a alternância como princípio metodológico para organização dos tempos e espaços no curso de Licenciatura em Educação do Campo. In: MOLINA, M. C.; SÁ, L. M. (Org.). Licenciaturas em Educação do Campo: Registros e reflexões a partir das experiências-piloto (UFMG; UnB; UFBA e UFS). Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora, 2011. p. 213-228. - (Coleção Caminhos da Educação do Campo, n. 5).

ARROYO, M. G. Políticas de Formação de Educadores (as) do Campo. Caderno Cedes, Campinas, vol. 27, n. 72, p. 157-176, maio/ago. 2007.

ARROYO, M. G. A Educação Básica e o Movimento Social do Campo. In: ARROYO, M. G.; CALDART, R. S.; MOLINA, M. C. (Org.). Por Uma Educação do Campo. 5.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. p. 65-86.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução de Luis Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 1977.

BRANDÃO, C. R. Pesquisar-Participar. IN: BRANDÃO, C. R. (Org.). Pesquisa Participante. 5. ed. São Paulo: Brasiliense, 1985. p. 09-16.

BRITO, M. M. B.; MOLINA, M. C. Estudo com egressos da Licenciatura em Educação do Campo na UnB no contexto da expansão da Educação Superior. In: Anais do XXIV Seminário Nacional da Rede UNIVERSITAS/Br, Paraná, p. 1723-1745, maio. 2016.

CALDART, R. S. A Escola do Campo em Movimento. In: ARROYO, M. G.; CALDART, R. S.; MOLINA, M. C. (Org.). Por Uma Educação do Campo. 5.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011a. p. 87-131.

CALDART, R. S. Por Uma Educação do Campo: traços de uma identidade em construção. In: ARROYO, M. G.; CALDART, R. S.; MOLINA, M. C. (Org.). Por Uma Educação do Campo. 5.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011b. p. 147-158.

DUARTE, R. G. A Licenciatura em Educação do Campo da Ufes e os desafios da permanência campesina no Ensino Superior. 2019. 260 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2019.

FAZENDA, I. C. A. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia?. 4 ed. São Paulo: Edições Loyola, 1996.

FREIRE, P. Criando métodos de pesquisa alternativa: aprendendo a fazê-la melhor através da ação. IN: BRANDÃO, C. R. (Org.). Pesquisa Participante. 5. ed. São Paulo: Brasiliense, 1985. p. 34-41.

FREIRE, P.; SHOR, I. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 12.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 52.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 64.ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017.

MARTINS, M. de F. A.; COELHO, A. M. S.; MIRANDA, S. A. Desafios e possibilidades da área de Ciências Sociais e Humanidades na formação para a docência no campo. In: ANTUNES-ROCHA, M. I.; MARTINS, A. A. (Org.). Educação do Campo: desafios para a formação de professores. 2 ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora, 2011. p. 95-106. - (Coleção Caminhos da Educação do Campo, n. 1).

MOLINA, M. C.; SÁ, L. M. (Org.). Licenciaturas em Educação do Campo: Registros e reflexões a partir das experiências-piloto (UFMG; UnB; UFBA e UFS). Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora, 2011. p. 357-364. - (Coleção Caminhos da Educação do Campo, n. 5).

MOLINA, M. C. Possibilidades e limites de transformações das escolas do campo: reflexões suscitadas pela Licenciatura em Educação do Campo - UFMG In: ANTUNES-ROCHA, M. I.; MARTINS, A. A. (Org.). Educação do Campo: desafios para a formação de professores. 2 ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora, 2011. p. 185-197. - (Coleção Caminhos da Educação do Campo, n. 1).

MOLINA, M. C.; SÁ, L. M.. Licenciatura em Educação do Campo. In: CALDART, R. S. et al. (Org.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de São Joaquim Venâncio; São Paulo: Expressão Popular, 2012. p. 468-474.

MOLINA, M. C. Expansão das licenciaturas em Educação do Campo: desafios e potencialidades. Educar em Revista, Curitiba-PR, n. 55, p. 145-166, jan./mar. 2015.

MOLINA, M. C.; HAGE, S. M. Política de formação de educadores do campo no contexto da expansão da educação superior. Revista Educação em Questão, Natal, v. 51, n. 37, p. 121-146, jan./abr. 2015.

MOLINA, M. C.; HAGE, S. M. Riscos e potencialidades na expansão dos cursos de licenciatura em Educação do Campo. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Goiânia, v. 32, n. 3, p. 805–828, set./dez. 2016.

MOLINA, M. C. Contribuições das Licenciaturas em Educação do Campo para as políticas de formação de educadores. Educação & Sociedade, Campinas, v. 38, nº. 140, p.587-609, jul.-set. 2017.

MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA (MST). Comissão avalia que MEC está matando as licenciaturas de educação do campo. 2017. Disponível em: <http://www.mst.org.br/2017/06/22/comissao-avalia-que-mec-esta-matando-as-licenciaturas-de-educacao-do-campo.html>. Acesso em: 30 maio. 2018.

NETO, A. J. de M. Formação de professores para a Educação do Campo: projetos sociais em disputa. In: ANTUNES-ROCHA, M. I.; MARTINS, A. A. (Org.). Educação do Campo: desafios para a formação de professores. 2 ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora, 2011. p. 25-38. - (Coleção Caminhos da Educação do Campo, n. 1).

SILVA, L. H. da. As experiências de formação de jovens do campo: alternância ou alternâncias? Curitiba, PR: CRV, 2012.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES). Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura Plena em Educação do Campo. Vitória, 2014.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG). Seminário sistematiza reflexões sobre a educação do campo no Brasil. 2018. Disponível em: <https://ufmg.br/comunicacao/noticias/seminario-sistematiza-reflexoes-sobre-a-educacao-no-campo-no-brasil>. Acesso em: 30 maio. 2018.

Downloads

Publicado

21/05/2022

Como Citar

Gonçalves Duarte, R., & Monteiro do Amaral, D. (2022). Desafios pedagógicos e as especificidades na formação de professores e professoras na Licenciatura em Educação do Campo da Ufes. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(37). https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4647

Edição

Seção

Artigos