Desafios pedagógicos e as especificidades na formação de professores e professoras na Licenciatura em Educação do Campo da Ufes
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https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4647Palabras clave:
Ensino Superior, Formação de professores, Licenciatura em Educação do CampoResumen
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre os desafios da permanência estudantil no curso de Licenciatura em Educação do Campo – campus Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), uma graduação caracterizada pela formação multidisciplinar por área de conhecimento e pela alternância de tempos e espaços formativos. Neste recorte, temos como objetivo apresentar os princípios desta Licenciatura, atrelando-os a alguns desafios pedagógicos elencados pelos discentes. Apesar de não se relacionarem diretamente à permanência estudantil, tais desafios desdobram-se em importantes reflexões acerca da natureza do curso e a forma como os estudantes o percebem. O referencial teórico-metodológico utilizado baseia-se em Paulo Freire e em teóricos da educação popular. Para produção de dados foram utilizados questionários, entrevistas individuais e coletivas e análises compartilhadas, conforme os pressupostos da pesquisa participante. Sobre os desafios pedagógicos do curso, a pesquisa mostrou que os discentes talvez ainda não compreenderam totalmente a formação em Alternância e o princípio da interdisciplinaridade, refletindo a dificuldade desta graduação para a atuação não fragmentada a partir do trabalho coletivo. Todavia, no tocante às possibilidades de transformação, os resultados apontam que esta Licenciatura tem contribuído para a ruptura de preconceitos e mudança de práticas pessoais com vistas à emancipação social.
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