ESTRATÉGIAS LINGUÍSTICAS DE CRIANÇAS ALFABETIZANDAS PARA PRODUÇÃO DE PALAVRAS ESCRITAS
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4692Palavras-chave:
Ortografia. modelo de Escrita. Processo de produção.Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar as diferentes estratégias linguísticas utilizadas por crianças alfabetizandas para produzirem palavras. O embasamento teórico para as reflexões ora expostas se dão amparadas em estudos linguísticos e psicolinguísticos que tratam sobre os estágios/fases linguísticos de escritura infantil (MOREIRA, 2009) e sobre os níveis/hipóteses psicogenéticos de desenvolvimento da escrita (FERREIRO, TEBEROSKY, 1985). Para a coletarmos os dados, aplicamos um teste de escrita em quatro momentos distintos ao longo de um ano letivo, em uma escola pública do município de Fortaleza, com crianças da classe de alfabetização. Os resultados apontam que as crianças podem utilizar mais de uma estratégia linguística para produzirem palavras escritas.Referências
Ferreiro e Teberosky
Moreira
Viana-Silva
Carvalho
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.