Estratégias linguísticas de crianças alfabetizandas para produção de palavras escritas

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Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4692

Palabras clave:

Ortografia, Modelo de escrita, Processo de produção

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar as diferentes estratégias linguísticas utilizadas por crianças alfabetizandas para produzirem palavras. O embasamento teórico para as reflexões ora expostas se dão amparadas em estudos linguísticos e psicolinguísticos que tratam sobre os estágios/fases linguísticos de escritura infantil (MOREIRA, 2009) e sobre os níveis/hipóteses psicogenéticos de desenvolvimento da escrita (FERREIRO, TEBEROSKY, 1985). Para a coletarmos os dados, aplicamos um teste de escrita em quatro momentos distintos  ao longo de um ano letivo,  em uma escola pública do município de Fortaleza, com crianças da classe de alfabetização.  Os resultados apontam que as crianças podem utilizar mais de uma estratégia linguística para produzirem palavras escritas.

Biografía del autor/a

Maria Elisabete Viana da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Pedagoga, Mestre e doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará, Pós-Graduação em Linguística Aplicada-PosLa, Centro de Humanidades, Fortaleza, Ceará.

Wilson Júnior de Araújo Carvalho, Universidade Estadual do Ceará

Fonoaudiólogo (UNIFOR), Mestre em Linguística e Ensino da Língua Portuguesa (UFC), Doutor em Letras (UFBA), Pós-doutorado em Estudos Linguísticos (UFMG), Professor Associado do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da UECE.

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Publicado

2022-08-30

Cómo citar

da Silva, M. E. V., & Carvalho, W. J. de A. (2022). Estratégias linguísticas de crianças alfabetizandas para produção de palavras escritas. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(38). https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4692