O Proinfantil em Mato Grosso do Sul: uma análise do manual didático dirigido ao ensino de identidade, sociedade e cultura
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Este trabalho tem como resumo de investigação, o manual didático da área temática de Identidade, Sociedade e Cultura, utilizado na formação de professores do PROINFANTIL. O objetivo geral é analisar esse instrumento, levando em consideração ser este o elemento central na organização do trabalho didático. O PROINFANTIL está situado no bojo de sucessivas propostas educacionais, cujas pautas têm sido formuladas por instituições supranacionais. Tais programas apresentam um discurso salvacionista em que a educação desempenha um importante papel, o de resolver os antagonismos sociais, norteados pela lógica da pedagogia das competências. Para a elucidação dessa problemática, tornou-se necessário estruturar a pesquisa em três partes. A primeira versa sobre a organização do trabalho didático na consolidação das Escolas Normais no Brasil na segunda metade do século XIX e primeiras décadas do século XX. A segunda descreve a implantação do PROINFANTIL em Mato Grosso do Sul como uma das ações do Ministério da Educação junto aos governos Estaduais e Municipais e a participação das Universidades Federais. A terceira parte traz a análise do manual destinado ao ensino de Identidade, Sociedade e Cultura do programa. Em específico, foi analisado o tema Trabalho e Sociedade, contido na unidade 4, do modulo I do manual do PROINFANTIL, enfatizando a sua relevância na formação desses professores. A teoria que norteia a análise é a ciência da história, tal como a concebeu Marx. Além do material analisado, foram consultadas obras da historiografia, documentos oficiais e obras clássicas. Por meio da pesquisa realizada, pode-se afirmar que: 1) Do ponto de vista do trabalho didático, observa-se simplificação dos conteúdos em que as reflexões são particulares e pontuais, ignorando os valores universais; 2) Nas seções, há predominância de textos elaborados pelos próprios autores; 3) Quanto à interpretação, os autores compreendem o trabalho de forma idealista, adequando os sujeitos ao funcionamento da produção capitalista; 4) O programa não consegue atender nem a metade dos professores em exercício sem a devida qualificação, o que denota a falência do Plano Nacional de EducaçãoDownloads
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