O Proinfantil em Mato Grosso do Sul: uma análise do manual didático dirigido ao ensino de identidade, sociedade e cultura
Visualizações: 430Resumen
Este trabalho tem como resumo de investigação, o manual didático da área temática de Identidade, Sociedade e Cultura, utilizado na formação de professores do PROINFANTIL. O objetivo geral é analisar esse instrumento, levando em consideração ser este o elemento central na organização do trabalho didático. O PROINFANTIL está situado no bojo de sucessivas propostas educacionais, cujas pautas têm sido formuladas por instituições supranacionais. Tais programas apresentam um discurso salvacionista em que a educação desempenha um importante papel, o de resolver os antagonismos sociais, norteados pela lógica da pedagogia das competências. Para a elucidação dessa problemática, tornou-se necessário estruturar a pesquisa em três partes. A primeira versa sobre a organização do trabalho didático na consolidação das Escolas Normais no Brasil na segunda metade do século XIX e primeiras décadas do século XX. A segunda descreve a implantação do PROINFANTIL em Mato Grosso do Sul como uma das ações do Ministério da Educação junto aos governos Estaduais e Municipais e a participação das Universidades Federais. A terceira parte traz a análise do manual destinado ao ensino de Identidade, Sociedade e Cultura do programa. Em específico, foi analisado o tema Trabalho e Sociedade, contido na unidade 4, do modulo I do manual do PROINFANTIL, enfatizando a sua relevância na formação desses professores. A teoria que norteia a análise é a ciência da história, tal como a concebeu Marx. Além do material analisado, foram consultadas obras da historiografia, documentos oficiais e obras clássicas. Por meio da pesquisa realizada, pode-se afirmar que: 1) Do ponto de vista do trabalho didático, observa-se simplificação dos conteúdos em que as reflexões são particulares e pontuais, ignorando os valores universais; 2) Nas seções, há predominância de textos elaborados pelos próprios autores; 3) Quanto à interpretação, os autores compreendem o trabalho de forma idealista, adequando os sujeitos ao funcionamento da produção capitalista; 4) O programa não consegue atender nem a metade dos professores em exercício sem a devida qualificação, o que denota a falência do Plano Nacional de EducaçãoDescargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.