Trabalho e Resistência: a docência em escolas da Ilha Grande

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v15i42.4725

Palavras-chave:

Classes multisseriadas. Trabalho docente. Trabalho pedagógico

Resumo

O objetivo do presente artigo é analisar o trabalho das professoras que lecionam em escolas com classes multisseriadas, que atendem crianças e adolescentes do ensino fundamental, e estão situadas em comunidades remanescentes de caiçaras da Ilha Grande, em Angra dos Reis-RJ. Dentre os principais resultados da análise, observou-se uma intensificação do trabalho, bem como aumento da responsabilidade das docentes com as atividades vinculadas à gestão das escolas. E, ainda, verificou-se que, mesmo em condições adversas, há uma mobilização de estratégias criativas para o ensino em classes multisseriadas, visando a valorização tanto dos conhecimentos formalizados pela sociedade letrada quanto dos saberes da cultura local. Conclui-se que se faz necessário criar políticas públicas de educação que sejam diferenciadas daquelas que atendem ao modelo de ensino tradicional, de modo a priorizar a criação de espaços para reflexão coletiva sobre as práticas pedagógicas e as condições de trabalho que são enfrentadas pelos professores que trabalham com as classes multisseriadas. Além disso, deve ser dada prioridade à formação continuada dos docentes, bem como criar estímulos e condições que possibilitem a manutenção deles nestas escolas. Este trabalho baseia-se em pesquisa empírica e bibliográfica e no referencial teórico da pedagogia histórico-crítica, bem como da Sociologia da Educação.

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Publicado

09-07-2024

Como Citar

Alves, M. A. (2024). Trabalho e Resistência: a docência em escolas da Ilha Grande. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 15(42), 9–29. https://doi.org/10.61389/inter.v15i42.4725