CONHECIMENTOS DA DOCÊNCIA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA PERSPECTIVA DE EGRESSOS DO CURSO DE AGRONOMIA

Visualizações: 241

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4811

Palavras-chave:

Educação superior. Formação de professores. Conhecimentos da docência.

Resumo

O propósito central desse trabalho consiste em analisar, a partir da visão dos egressos de um curso de Agronomia, os conhecimentos mobilizados pelos seus professores na gestão da aula que, segundo eles, mais contribuem para a aprendizagem e são relevantes para o exercício da docência. Tem como aporte teórico os estudos de Tardif, Lessard e Lahave (1991), Gauthier et al. (1998), Pimenta (1999), Saviani (1996), dentre outros. Foi desenvolvido seguindo uma abordagem qualitativa, descritiva e exploratória sendo que os dados empíricos foram produzidos por meio de uma pesquisa de campo do tipo estudo de caso envolvendo 72 egressos do curso de Agronomia da Universidade de Passo Fundo que o concluíram no período de 2010 a 2015. A produção dos dados foi realizada com respostas de um questionário constituído por questões abertas e fechadas que foi enviado por meio de contato direto, carta e meios eletrônicos. Os resultados indicam que, de modo geral, os estudantes apontaram a importância dos saberes pedagógicos, como habilidade de relacionar os conteúdos com as exigências práticas da profissão, da forma de organização e gestão da aula, a comunicação e interação com os estudantes. Também foram recorrentes os saberes atitudinais e, por fim, o domínio dos conhecimentos da área de formação.

Biografia do Autor

Amanda Chechi, Faculdade Anhanguera Passo Fundo

Engenheira Agrônoma formada pela Universidade de Passo Fundo (UPF), Mestre e Doutora em Agronomia (Produção e Proteção de Plantas) pelo Programa de Pós Graduação em Agronomia da mesma Instituição (PPGAgro). Licenciada em Agronomia e estudante do Curso de Especialização em Teorias e Metodologias da Educação no Instituto Federal do Rio Grande do Sul Campus Sertão (IFRS). Professora do Curso de Agronomia na Faculdade Anhanguera Passo Fundo. 

Marilandi Maria Mascarello Vieira, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)

Possui Graduação em Estudos Sociais pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1983), Graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1984), Graduação em História pela Fundação Educacional do Oeste Catarinense (1987), Curso de Especialização em Supervisão Escolar (1988), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (1999), Graduação em Direito pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2007), Curso de Especialização em Direito Processual Civil pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2009), Mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011) e doutorado em Educação nas Ciências (2017) pela UNIJUI. É professora aposentada do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS - Câmpus Sertão e atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na Unochapecó, atuando nos seguintes temas: educação profissional - formação de professores - políticas da educação.

Josimar de Aparecido Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão

Possui graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1986), especialização em Supervisão Escolar pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1988), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2000) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2011). Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). É membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis), nomeado pela Portaria MEC nº 856 de 17/09/2018. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em didática e organização pedagógica do ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, práticas pedagógicas, educação profissional, educação superior e educação do campo.

Referências

ALMEIDA, M. I.; PIMENTA, S. G. Pedagogia universitária: valorizando o ensino e a docência na Universidade de São Paulo. In: ______. (Orgs.). Pedagogia universitária. São Paulo: EDUSP, 2009. p. 13-38.

BALZAN, N. C. Indissociabilidade de ensino-pesquisa como princípio metodológico. In: VEIGA, I. P. A, CASTANHO, M. E. L. M. (Orgs.). Pedagogia Universitária: a aula em foco. Campinas, São Paulo: Papirus, 2000.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2002.

CUNHA, A. C. Representação do “bom” professor: o “bom” professor em geral e o “bom” professor de educação física em particular. Educação em Revista, v. 11, n. 2, p. 41-52, 2010.

CUNHA, E. R. Os saberes docentes ou saberes dos professores. Revista Cocar, v. 1, n. 2, p. 31-39, 2003.

CUNHA, M. I. da. Impactos das políticas de avaliação externa na configuração da docência. In: ROSA, D. E. G., SOUZA, V.C. (Orgs.). Políticas organizativas e curriculares, educação inclusiva e formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A, 2002, pp. 39-56.

______. et al. As políticas públicas de avaliação e docência: impactos e repercussões. In: CUNHA, M. I. (Org.). Formatos avaliativos e concepção de docência. Campinas: Autores Associados, 2005. p. 5-48.

FRANCO, M. M. S. Prática docente universitária e a construção coletiva de conhecimentos: possibilidades de transformações no processo ensino-aprendizagem. São Paulo: USP, 2009.

GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre os saberes docentes. Ijuí: Ed. Unijuí, 1998.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1995.

GÓMEZ, A. P. O pensamento prático do professor. In: NÓVOA, A. (Coord.). Os professores e a sua formação. 2. ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995. p. 15-34.

ISAIA, S. M. A. Desafios à docência superior: pressupostos a considerar. In: RISTOFF, D.; SEVEGNANI, P. (Orgs.). Docência na educação superior. Brasília: Inep, 2006.

KUENZER, A. Z. Conhecimento e competências no trabalho e na escola. Boletim Técnico do SENAC. Rio de Janeiro, v. 28, n. 2, p. 45-68, maio/ago. 2002.

LIBÂNEO, J. C. Questões de metodologia do ensino superior: a teoria histórico cultural da atividade de aprendizagem. Goiânia, 5 ago. 2003. Palestra ministrada na Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

______. O ensino de graduação na universidade – a aula universitária. 2001. Disponível em: https://univille.edu.br/community/novoportal/VirtualDisk.html?action=readFile&file=O_ensino_de_graduacao_A_aula_universitaria_Libaneo.pdf&current=/AI/CIP/Planejamento_anual_de_aula. Acesso em: 24 mar. 2020.

MARCELO GARCÍA, C. A identidade docente: constantes e desafios. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente, Belo Horizonte, v. 01, n. 01, p. 109-131, ago./dez. 2009. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/setembro2013/quimica_artigos/a_ident_docent_constant_desaf.pdf. Acesso em: 08 abr. 2020.

MASETTO, M. T. Professor universitário: um profissional da educação na atividade docente. In: ______. Docência universitária. 10. ed. Campinas: Papirus, 2009. p. 9-26.

MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

MOROSINI, M. C. (org.). Docência universitária e os desafios da realidade nacional. In: Professor do ensino superior: identidade, docência e formação. 2. ed. Brasília: Plano Editora, 2001.

NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa, Portugal: Relgráfica, 2009.

PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidades e saberes da docência. In: ____. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.

______; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.

SAVIANI, D. Os saberes implicados na formação do Educador. In: BICUDO, M. A.; SILVA JUNIOR, C. A. (Orgs.). Formação do educador: dever do Estado, tarefa da Universidade. São Paulo: UNESP, 1996.

SOARES, S. R. Campo de prática, formação e pesquisa na contemporaneidade. In: NASCIMENTO, A. D. e HETKOWSKI, T. M. (Orgs.). Educação e contemporaneidade: pesquisas científicas e tecnológicas. Salvador: EDUFBA, 2009. p. 91-108.

SOARES, S. R.; CUNHA, M. I. Formação do professor: a docência universitária em busca de legitimidade. Salvador: EDUFBA, 2010.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

______. O ofício do professor. Petrópolis (RJ): Vozes, 2008.

TARDIF, M.; GAUTHIER, C. O saber profissional dos professores – fundamentos e epistemologia. In: Seminário de pesquisa sobre o saber docente, 1996, Fortaleza. Anais... Fortaleza: UFCE, 1996.

TARDIF, M.; LESSARD, C.; LAHAYE, L. Os professores face ao saber – esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação, n. 4, 1991.

Yin, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

21-05-2022

Como Citar

Chechi, A., Vieira, M. M. M., & Vieira, J. de A. (2022). CONHECIMENTOS DA DOCÊNCIA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA PERSPECTIVA DE EGRESSOS DO CURSO DE AGRONOMIA. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(37). https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4811

Edição

Seção

Artigos