Conhecimentos da Docência da Educação Superior na Perspectiva de Egressos do Curso de Agronomia
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https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4811Palabras clave:
Formação de professores, Saberes pedagógicos, Curso de AgronomiaResumen
Este trabalho analisa, a partir da visão dos egressos de um curso de Agronomia, os conhecimentos e saberes mobilizados pelos professores na gestão da aula que contribuem para a aprendizagem e são relevantes para o exercício da docência. Foi desenvolvido seguindo uma abordagem qualitativa, descritiva e exploratória onde os dados empíricos foram produzidos por meio de uma pesquisa de campo do tipo estudo de caso envolvendo 72 egressos do curso de Agronomia de uma universidade situada na Região Sul do Brasil, entre os anos de 2010 a 2015. Os citados egressos responderam um questionário que foi enviado de forma direta, carta e meios eletrônicos. Nos resultados constam que os estudantes reconhecem a importância dos saberes pedagógicos, como habilidade de relacionar os conteúdos com as exigências práticas da profissão, da forma de organização e gestão da aula, a comunicação e interação com os estudantes e apontam que o domínio desses saberes foi o que mais impactou na sua formação. Os saberes atitudinais, ligados à pessoa do professor, impactaram de forma negativa na formação dos egressos. Já os saberes disciplinares, ocupou a terceira posição dentre as categorias que compõem os saberes que constituem o conhecimento do professor.
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