A educação escolar quilombola na Paraíba: um estudo a partir do ciclo de políticas (CP)

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4841

Palavras-chave:

Ciclo de políticas, Política educacional, Currículo, Escolarização quilombola

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou analisar a política educacional para a Educação Escolar Quilombola, no âmbito de unidades de ensino localizadas na Mesorregião do Litoral Sul da Paraíba, a partir do Ciclo de Políticas de Stephen Ball. Com base em um cenário normativo que a qualifica como uma ação afirmativa indutora para o reconhecimento e o pertencimento de crianças, jovens e adultos oriundos das populações negras e quilombolas, evidenciam-se elementos contraditórios que se manifestam para impedir que a Educação Escolar Quilombola (EEQ) esteja presente na institucionalização das políticas de promoção de igualdade étnico-racial, no contexto dessas unidades pesquisadas, uma vez que tem um legado na história e na política educacional que fundamenta sua efetividade no currículo escolar. A pesquisa, que se configurou como qualitativa e exploratória, partiu dos documentos normativos da política e do campo empírico, examinados por meio da Análise Proposicional do Discurso – APD. O estudo mostrou que a EEQ, no contexto da prática, está passando por dificuldades e continua invisível nos espaços formativos. O referencial núcleo da formação identitária se insere nesse campo de saberes que está em constante tensão, devido ao seu lugar social, cuja maior força se encontra no protagonismo ativista.

Biografia do Autor

Vilma Helena Malaquias, Prefeitura municipal do Conde

Licenciatura em Pedagogia (UFPB), Especialização em Psicopedagogia Institucional, pela Faculdade Integrada de Patos (FIP) e Letramento em Educação- Faculdade Barão de Mauá. Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/ UFPB). Professora da Educação Básica na Rede Pública da Paraíba.

Ana Cláudia Silva Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba

Licenciatura em Pedagogia (UFPB), Mestrado e Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFPB). Professora lotada no Departamento de Fundamentação da Educação e vinculada a linha de pesquisa em Políticas Educacionais. Vice-líder no Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (GEPPC). Editora da revista Espaço do Currículo.

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Publicado

30-08-2022

Como Citar

Malaquias, V. H., & Rodrigues, A. C. S. (2022). A educação escolar quilombola na Paraíba: um estudo a partir do ciclo de políticas (CP). INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(38). https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4841