A educação escolar quilombola na Paraíba: um estudo a partir do ciclo de políticas (CP)
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https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4841Palabras clave:
Ciclo de políticas, Política educacional, Currículo, Escolarização quilombolaResumen
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou analisar a política educacional para a Educação Escolar Quilombola, no âmbito de unidades de ensino localizadas na Mesorregião do Litoral Sul da Paraíba, a partir do Ciclo de Políticas de Stephen Ball. Com base em um cenário normativo que a qualifica como uma ação afirmativa indutora para o reconhecimento e o pertencimento de crianças, jovens e adultos oriundos das populações negras e quilombolas, evidenciam-se elementos contraditórios que se manifestam para impedir que a Educação Escolar Quilombola (EEQ) esteja presente na institucionalização das políticas de promoção de igualdade étnico-racial, no contexto dessas unidades pesquisadas, uma vez que tem um legado na história e na política educacional que fundamenta sua efetividade no currículo escolar. A pesquisa, que se configurou como qualitativa e exploratória, partiu dos documentos normativos da política e do campo empírico, examinados por meio da Análise Proposicional do Discurso – APD. O estudo mostrou que a EEQ, no contexto da prática, está passando por dificuldades e continua invisível nos espaços formativos. O referencial núcleo da formação identitária se insere nesse campo de saberes que está em constante tensão, devido ao seu lugar social, cuja maior força se encontra no protagonismo ativista.
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