USO DE MÍDIAS SOCIAIS POR ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DE LIMEIRA-SP

Visualizações: 413

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4872

Palavras-chave:

Educação, Informação, Ensino Médio, Ensino Superior, Internet

Resumo

No artigo apresentam-se informações sobre a utilização da internet e das redes sociais por estudantes de terceiro ano de ensino médio de duas escolas (uma pública, outra privada) de Limeira-SP, como recorte de uma investigação sobre as expectativas desses jovens em relação ao ensino superior nos anos de 2018 e 2019. A pesquisa se desenvolveu por meio da aplicação de questionários socioeconômicos e entrevistas semi-estruturadas. As condições de acesso à internet eram similares para ambos os grupos, mas havia distinções fundamentais em relação ao uso desses recursos. Para os estudantes da escola privada, essas ferramentas mostraram-se importantes para a aquisição de conhecimentos e informações relevantes para o ingresso no ensino superior. Aos jovens da escola pública, por sua vez, esses recursos mostraram-se importantes para obter informações básicas sobre os processos seletivos e as políticas de ação afirmativa.

Biografia do Autor

Cauê Ferreira Teixeira, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas desde 2020. Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2013) e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2019), com pesquisa desenvolvida na linha de "Políticas Públicas em Educação". É membro dos grupos de pesquisa "Educação, pobreza e políticas de inclusão" e "Política e Fundamentos da Educação".

André Pires, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba (Uniso) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Políticas de Educação Superior - GEPES. Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), membro do Conselho Superior do Núcleo de Políticas Públicas (NEPP), do Grupo de Pesquisa sobre Educação, Instituições e Desigualdade (FOCUS) e do Centro de Antropologia de Processos Educativos (Ceape) da Unicamp. É membro do Laboratório de Pesquisa em Ensino Superior (Lapes) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde desenvolve seu Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Sociologia da UFRJ. É bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq. Desenvolveu Pós-Doutorado na Universidade de Princeton (Estados Unidos) em 2017. Tem experiência em sociologia da educação, com ênfase nos estudos sobre desigualdades, pobreza, políticas de inclusão e de permanência no ensino superior e políticas de transferência de renda. 

Referências

ALMEIDA, Wilson Mesquita de. Ampliação do acesso ao Ensino Superior Privado Lucrativo Brasileiro: um estudo sociológico com bolsistas do PROUNI na cidade de São Paulo. São Paulo-SP, 2012.

BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. Petrópolis, RJ. Vozes, 2013.

BRASIL, 2018. Censo 2010 do IBGE. Áreas de ponderação. Limeira-SP. https://censo2010.ibge.gov.br/apps/areaponderacao/

BRASIL, 2018. Ministério da educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Diretoria de avaliação da educação básica. Nota técnica. Indicador de Nível Socioeconômico das Escolas de Educação Básica (Inse), 2015.

COSTA, Ana Maria Simões Netto; FERREIRA, André Luis Andrejew. Novas possibilidades metodológicas para o ensino-aprendizagem mediados pelas redes sociais Twitter e Facebook. REnCiMa, v. 3, n. 2, p. 136-147, 2012.

GASQUE, K. C. G. D. Internet, mídias sociais e as unidades de informação: foco no ensino-aprendizagem. Brazilian Journal of Information Studies: Research Trends. 10:2 (2016) 14-20. ISSN 1981-1640.

GREENHOW, C.; LEWIN, C., 2016. Social media and education: reconceptualizing the boundaries of formal and informal learning, Learning, Media and Technology, 41:1, 6-30, DOI: 10.1080/17439884.2015.1064954.

NOGUEIRA, C. M. M. Escolha racional ou disposições incorporadas: diferentes referenciais teóricos na análise sociológica do processo de escolha dos estudos superiores. Estudos de Sociologia, v. 2, n. 18, 2012.

PIRES, André; ROMAO, Paulo Cesar Ricci; VAROLLO, Victor Marques. O Programa Bolsa Família e o acesso e permanência no ensino superior pelo Programa Universidade para Todos: a importância do eu me viro. Revista Brasileira de Educação, v.24, 2019.

SIBILIA, Paula. Rede ou paredes, a escola em tempos de dispersão; tradução: Vera Ribeiro. – Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

TEZCI, E.; IÇEN, M. High School students social media usage habits. Journal of education and practices, vol. 8, n. 27, 2017.

WOHN, D. Y.; ELLISON, N. B.; KAHN, M. L.; FEWINS-BLISS, R. ; GRAY, R. The role of social media in shaping first-generation high school students' college aspirations: A social capital lens. Computers & Education. Volume 63, April 2013, Pages 424–436.

Downloads

Publicado

21-05-2022

Como Citar

Teixeira, C. F., & Pires, A. (2022). USO DE MÍDIAS SOCIAIS POR ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DE LIMEIRA-SP. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(37). https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4872

Edição

Seção

Artigos