USO DE MÍDIAS SOCIAIS POR ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DE LIMEIRA-SP

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Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4872

Palabras clave:

Educação, Informação, Ensino Médio, Ensino Superior, Internet

Resumen

No artigo apresentam-se informações sobre a utilização da internet e das redes sociais por estudantes de terceiro ano de ensino médio de duas escolas (uma pública, outra privada) de Limeira-SP, como recorte de uma investigação sobre as expectativas desses jovens em relação ao ensino superior nos anos de 2018 e 2019. A pesquisa se desenvolveu por meio da aplicação de questionários socioeconômicos e entrevistas semi-estruturadas. As condições de acesso à internet eram similares para ambos os grupos, mas havia distinções fundamentais em relação ao uso desses recursos. Para os estudantes da escola privada, essas ferramentas mostraram-se importantes para a aquisição de conhecimentos e informações relevantes para o ingresso no ensino superior. Aos jovens da escola pública, por sua vez, esses recursos mostraram-se importantes para obter informações básicas sobre os processos seletivos e as políticas de ação afirmativa.

Biografía del autor/a

Cauê Ferreira Teixeira, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas desde 2020. Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2013) e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2019), com pesquisa desenvolvida na linha de "Políticas Públicas em Educação". É membro dos grupos de pesquisa "Educação, pobreza e políticas de inclusão" e "Política e Fundamentos da Educação".

André Pires, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba (Uniso) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Políticas de Educação Superior - GEPES. Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), membro do Conselho Superior do Núcleo de Políticas Públicas (NEPP), do Grupo de Pesquisa sobre Educação, Instituições e Desigualdade (FOCUS) e do Centro de Antropologia de Processos Educativos (Ceape) da Unicamp. É membro do Laboratório de Pesquisa em Ensino Superior (Lapes) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde desenvolve seu Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Sociologia da UFRJ. É bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq. Desenvolveu Pós-Doutorado na Universidade de Princeton (Estados Unidos) em 2017. Tem experiência em sociologia da educação, com ênfase nos estudos sobre desigualdades, pobreza, políticas de inclusão e de permanência no ensino superior e políticas de transferência de renda. 

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Publicado

2022-05-21

Cómo citar

Teixeira, C. F., & Pires, A. (2022). USO DE MÍDIAS SOCIAIS POR ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DE LIMEIRA-SP. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(37). https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4872

Número

Sección

Artigos