As representações sociais de professores indígenas Tembé sobre a sua cultura na educação escolar
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https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4913Palavras-chave:
Representações sociais. Interculturalidade. Educação escolar indígena. Tembé-Tenetehar.Resumo
A compreensão das representações sociais de indígenas sobre a cultura e a educação é fundamental para a construção de uma educação intercultural. O presente artigo objetiva apresentar resultados de investigações acerca das representações sociais de professores indígenas Tembé da Aldeia São Pedro na Terra Indígena do Alto Rio Guamá sobre a sua cultura na educação escolar. A pesquisa é de caráter qualitativo com aporte teórico-metodológico na Teoria das Representações Sociais. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista narrativa em profundidade e a seleção dos sujeitos obedeceu a critérios previamente definidos. O tratamento e a análise dos dados se deu a partir de agrupamentos por unidades de sentidos e elaboração de temáticas de análise para destacar as objetivações e ancoragens componentes das representações sociais desses professores. Dentre os resultados destacamos que: as representações sociais de professores Tembé sobre sua cultura na educação escolar se ancoram na compreensão de que, na educação escolar não há lugar para a sua cultura, há uma hierarquia que silencia saberes e práticas ancestrais. De maneira paradoxal, esta mesma educação escolar lhes tem possibilitado perspectivas interculturais, resgate e revigor de sua ancestralidade silenciados pela colonização e pelo contato histórico com outras populações.
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