As representações sociais de professores indígenas Tembé sobre a sua cultura na educação escolar

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4913

Palavras-chave:

Representações sociais. Interculturalidade. Educação escolar indígena. Tembé-Tenetehar.

Resumo

A compreensão das representações sociais de indígenas sobre a cultura e a educação é fundamental para a construção de uma educação intercultural. O presente artigo objetiva apresentar resultados de investigações acerca das representações sociais de professores indígenas Tembé da Aldeia São Pedro na Terra Indígena do Alto Rio Guamá sobre a sua cultura na educação escolar. A pesquisa é de caráter qualitativo com aporte teórico-metodológico na Teoria das Representações Sociais. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista narrativa em profundidade e a seleção dos sujeitos obedeceu a critérios previamente definidos. O tratamento e a análise dos dados se deu a partir de agrupamentos por unidades de sentidos e elaboração de temáticas de análise para destacar as objetivações e ancoragens componentes das representações sociais desses professores. Dentre os resultados destacamos que: as representações sociais de professores Tembé sobre sua cultura na educação escolar se ancoram na compreensão de que, na educação escolar não há lugar para a sua cultura, há uma hierarquia que silencia saberes e práticas ancestrais. De maneira paradoxal, esta mesma educação escolar lhes tem possibilitado perspectivas interculturais, resgate e revigor de sua ancestralidade silenciados pela colonização e pelo contato histórico com outras populações.

Biografia do Autor

Glauber Ranieri Martins da Silva, Universidade Federal do Pará (Brasil)

Doutor em educação, mestre em geografia, geógrafo e pedagogo. Professor Classe III da SEDUC/PA. Coordenador pedagógico da SEMED de Santa Maria do Pará e professor do Núcleo de Formação Intercultural Indígena da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Juventude, Representações Sociais e Educação (GEPJURSE/UFPA/CNPq) e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia (GEPERUAZ/UFPA/CNPq).

Ivany Pinto Nascimento, Universidade Federal do Pará (Brasil)

Doutora em educação: psicologia da educação. Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Pesquisador associado da Fundação Carlos Chagas. Bolsista produtividade CNPq. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Juventude, Representações Sociais e Educação (GEPJURSE/CNPq).

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Publicado

24-12-2020

Como Citar

Martins da Silva, G. R., & Nascimento, I. P. (2020). As representações sociais de professores indígenas Tembé sobre a sua cultura na educação escolar. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 11(33), 166–185. https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4913