As representações sociais de professores indígenas Tembé sobre a sua cultura na educação escolar

Visualizações: 659

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4913

Palavras-chave:

Representações sociais. Interculturalidade. Educação escolar indígena. Tembé-Tenetehar.

Resumo

A compreensão das representações sociais de indígenas sobre a cultura e a educação é fundamental para a construção de uma educação intercultural. O presente artigo objetiva apresentar resultados de investigações acerca das representações sociais de professores indígenas Tembé da Aldeia São Pedro na Terra Indígena do Alto Rio Guamá sobre a sua cultura na educação escolar. A pesquisa é de caráter qualitativo com aporte teórico-metodológico na Teoria das Representações Sociais. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista narrativa em profundidade e a seleção dos sujeitos obedeceu a critérios previamente definidos. O tratamento e a análise dos dados se deu a partir de agrupamentos por unidades de sentidos e elaboração de temáticas de análise para destacar as objetivações e ancoragens componentes das representações sociais desses professores. Dentre os resultados destacamos que: as representações sociais de professores Tembé sobre sua cultura na educação escolar se ancoram na compreensão de que, na educação escolar não há lugar para a sua cultura, há uma hierarquia que silencia saberes e práticas ancestrais. De maneira paradoxal, esta mesma educação escolar lhes tem possibilitado perspectivas interculturais, resgate e revigor de sua ancestralidade silenciados pela colonização e pelo contato histórico com outras populações.

Biografia do Autor

Glauber Ranieri Martins da Silva, Universidade Federal do Pará (Brasil)

Doutor em educação, mestre em geografia, geógrafo e pedagogo. Professor Classe III da SEDUC/PA. Coordenador pedagógico da SEMED de Santa Maria do Pará e professor do Núcleo de Formação Intercultural Indígena da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Juventude, Representações Sociais e Educação (GEPJURSE/UFPA/CNPq) e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia (GEPERUAZ/UFPA/CNPq).

Ivany Pinto Nascimento, Universidade Federal do Pará (Brasil)

Doutora em educação: psicologia da educação. Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Pesquisador associado da Fundação Carlos Chagas. Bolsista produtividade CNPq. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Juventude, Representações Sociais e Educação (GEPJURSE/CNPq).

Referências

ARROYO, M. G. Outros sujeitos, outras pedagogias. Petrópolis – RJ: Vozes, 2014.

BRASIL. Plano de gestão territorial e ambiental da Terra Indígena do Alto Rio Guamá: povo Tembé Tenetehar da terra indígena Alto Rio Guamá. Brasília: ECAM, 2018.

BRAUN, V.; CLARKE, V. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, 3 (2). (Tradução Luiz Fernando Mackedanz). 2006. p. 77-101.

CANDAU, V. M. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, A. F.; CANDAU, V. M. (Org.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 10ed. Petrópolis: Vozes. 2013. p. 13-37.

COSTA, M. V. Poder, discurso e política cultural: contribuições dos Estudos culturais ao campo do currículo. In. LOPES, A. C.; MACEDO, E. (org.) Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez. 2002. p. 133-147.

EMÍDIO-SILVA, C. Xene Ma’e Imopinimawa: a experiência educativa do Programa Parakanã e suas contribuições para a afirmação da cultura, do território e da língua Parakanã. 2017, 344f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação. Belém: Universidade Federal do Pará, 2017.

FLEURI, R. M. Intercultura e educação. Educação, Sociedade & Culturas, nº 23. Porto: Portugal, 2005. p. 91-124.

FORQUIN, J-C. Escola e Cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

FREITAS, W. de F. Decoração corporal e educação nos rituais de puberdade Tembé. 2014, 130f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia. Belém: Universidade Federal do Pará, 2014.

JAPIASSU, H. Introdução ao Pensamento Epistemológico. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1986.

JODELET, Denise. As representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001.

JOVCHELOVITCH, S. Os contextos do saber: representações, comunidade e cultura. Petrópolis - RJ: Vozes, 2011.

JOVCHELOVITCH, S. Psicologia social, saber, comunidade e cultura. Psicologia e Sociedade; v.16, n. 2, p. 20-31; maio/ago 2004.

KAMIRAN TEMBÉ. Entrevista. Aldeia São Pedro / TIARG (Pará), 14 jun. 2019.

LIBÂNEO, J. C. Didática e Prática de Ensino: diálogos sobre a Escola, a Formação de Professores e a Sociedade. Fortaleza: EdUECE, 2007.

LUCIANO-BANIWA, G. J. S. O índio brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Coleção Educação para todos. Brasília: MEC/Secad; LACED/Museu Nacional, 2006.

MARITÓ TEMBÉ. Entrevista. Aldeia São Pedro / TIARG (Pará), 13 jun. 2019.

MAZZOTTI, A. J. A. A abordagem estrutural das representações sociais. Rev. Psicologia da Educação 14/15. 1º e 2º sem. São Paulo, 2002. p. 17-37.

MOSCOVICI, S. A representação social da psicanálise. Tradução de Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. Rio de Janeiro: Vozes, 2015.

MUNDURUKU, D. Sobre piolhos e outros afagos: conversas ao pé da fogueira sobre o ato de educar(se). Palavra de índio. São Paulo: Callis, 2005.

MUYLAERT, C. J.; SARUBBI JR., V.; GALLO, P. R.; ROLIM NETO, M. L.; REIS, A. O. A. Entrevistas narrativas: um importante recurso em pesquisa qualitativa. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, n. 48, n. 2, p. 193-199. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v48nspe2/pt_0080-6234-reeusp-48-nspe2-00184.pdf. Acesso em: 10 ago. 2018.

NASCIMENTO, A. C.; URQUIZA, A. H. A. Currículo, diferenças e identidades: tendências da escola indígena guarani e kaiowá. Currículo sem Fronteiras, v.10, n.1, p.113-132, Jan/Jun 2010. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol10iss1articles/nascimentourquiza.pdf.

NIMUENDAJU, C. Mapa etno-histórico de Curt Nimuendajú. Rio de Janeiro:

Fundação IBGE/ Fundação Nacional Pró-Memória, 1982.

OLIVEIRA, I. A. Paulo Freire: gênese da educação intercultural no Brasil. Curitiba: CRV, 2015.

SANTOS, B. S. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez, 1997.

SIMONE TEMBÉ. Entrevista. Aldeia São Pedro / TIARG (Pará), 12 jun. 2019.

SINEI TEMBÉ. Entrevista. Aldeia São Pedro / TIARG (Pará), 12 jun. 2019.

WALSH, C. Propuesta para el tratamiento de la interculturalidad en la educación. Ministerio de Educacion. Dirección Nacional de Educación Inicial y Primaria. Lima – Peru: Unidad de Educación Bilingüe Intercultural – UNEBI, 2000.

Downloads

Publicado

24-12-2020

Como Citar

Martins da Silva, G. R., & Nascimento, I. P. (2020). As representações sociais de professores indígenas Tembé sobre a sua cultura na educação escolar. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 11(33), 166–185. https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4913