Propostas de metodologias ativas para aprendizagem na área de tecnologia de alimentos

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4980

Palavras-chave:

Metodologias de aprendizagem, Aprendizagem ativa, Curso de Alimentos

Resumo

Atualmente uso de metodologias de ensino ativas tornou-se cada vez mais comum devido ao desenvolvimento de novas tecnologias para aprendizagem. Estas metodologias são baseadas no ideal de visão de um aluno como o autor de seu aprendizado, de forma mais independente e participativa. O objetivo deste trabalho se configura em apresentar e discutir acerca modelos de Metodologias Ativas voltadas a processos industriais na área de Tecnologia de Alimentos. As propostas foram aplicação do recurso Pandlet juntamente na aprendizagem baseada em projetos (ABP) e aplicação do recurso HP5 na aprendizagem por pares (AP). Para ABP foi proposto construção de maquetes e desenvolvimento de relatórios de reuniões, sendo aplicado na disciplina de Conservação de Alimentos. Destaca-se que é necessária infraestrutura da Instituição para aplicação. Em relação a AP, o desenvolvimento do vídeo com o HP5 apresentou alguns obstáculos, sendo que o processo total demorou cerca de 4 meses. Por meio de fundamentação teórica apresentada foi demonstrado que a aproximação dos estudantes a estes processos pode ser proposta pela fusão de tecnologias digitais e quebra de modelo expositivo de ensino. Por fim, recomenda-se maiores estudos para desenvolvimento de outras metodologias ativas.

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Publicado

02-11-2021

Como Citar

Montibeller, M. J., & Gubert, A. L. (2021). Propostas de metodologias ativas para aprendizagem na área de tecnologia de alimentos. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(35), 467–486. https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4980