Tecnologia Digital e Cognição Numérica: proposta de formação continuada de professores

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.4994

Palavras-chave:

Educação básica, Formação de professores, Tecnologia digital matemática, Cognição numérica

Resumo

A Formação continuada proporciona ao professor aquisição de novos conhecimentos, além de compartilhar suas experiências pedagógicas e refletir sobre o seu desempenho em sala de aula. Considera-se uma extensão da formação inicial. Assim, o objetivo deste artigo é apresentar a concepção dos professores em relação a formação continuada, bem como a importância da participação em cursos que abordem a atuação em sala de aula, principalmente para o uso das Tecnologias Digitais. Os sujeitos da pesquisa são professores que lecionam em escolas públicas como em particulares. Nesta perspectiva, a coleta de dados foi realizada por meio de questionários e atividades práticas, durante cinco encontros que foram interpretados à luz da Análise Textual Discursiva. As reflexões propiciadas a partir do estudo possibilitou compreender que a formação continuada contribuiu de forma significativa e esclarecedora, pois apresentou o software LibreOffice® Impress, como um recurso tecnológico, bem como estudos científicos na área da Cognição Numérica. 

Biografia do Autor

Patricia Ferreira Concato de Souza, Prefeitura Municipal de Cornélio Procópio : Cornélio Procópio

Professora da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Cornélio Procópio. Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Marilia Bazan Blanco, Universidade Estadual do Norte do Paraná - campus de Cornélio Procopio

Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino e do Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade Estadual do Norte do Paraná - campus de Cornélio Procópio.

Joao Coelho Neto, Universidade Estadual do Norte do Parana - campus de Cornelio Procopio

Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ensino e do Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade Estadual do Norte do Paraná - campus de Cornélio Procópio.

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Publicado

14-06-2023

Como Citar

Souza, P. F. C. de, Blanco, M. B., & Neto, J. C. (2023). Tecnologia Digital e Cognição Numérica: proposta de formação continuada de professores. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(39). https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.4994