Tecnologia Digital e Cognição Numérica: proposta de formação continuada de professores

Visualizações: 249

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.4994

Palabras clave:

Educação básica, Formação de professores, Tecnologia digital matemática, Cognição numérica

Resumen

A Formação continuada proporciona ao professor aquisição de novos conhecimentos, além de compartilhar suas experiências pedagógicas e refletir sobre o seu desempenho em sala de aula. Considera-se uma extensão da formação inicial. Assim, o objetivo deste artigo é apresentar a concepção dos professores em relação a formação continuada, bem como a importância da participação em cursos que abordem a atuação em sala de aula, principalmente para o uso das Tecnologias Digitais. Os sujeitos da pesquisa são professores que lecionam em escolas públicas como em particulares. Nesta perspectiva, a coleta de dados foi realizada por meio de questionários e atividades práticas, durante cinco encontros que foram interpretados à luz da Análise Textual Discursiva. As reflexões propiciadas a partir do estudo possibilitou compreender que a formação continuada contribuiu de forma significativa e esclarecedora, pois apresentou o software LibreOffice® Impress, como um recurso tecnológico, bem como estudos científicos na área da Cognição Numérica. 

Biografía del autor/a

Patricia Ferreira Concato de Souza, Prefeitura Municipal de Cornélio Procópio : Cornélio Procópio

Professora da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Cornélio Procópio. Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Marilia Bazan Blanco, Universidade Estadual do Norte do Paraná - campus de Cornélio Procopio

Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino e do Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade Estadual do Norte do Paraná - campus de Cornélio Procópio.

Joao Coelho Neto, Universidade Estadual do Norte do Parana - campus de Cornelio Procopio

Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ensino e do Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade Estadual do Norte do Paraná - campus de Cornélio Procópio.

Citas

ALVORADO-PRADA, L. E; FREITAS, T.C; FREITAS, C. A. Formação continuada de professores: alguns conceitos, interesses, necessidades e propostas. Revista Diálogo Educacional. Curitiba, PR, v.10, n30, p.367-387, maio/ago.2010. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/2464. Acesso em: 2 fev. 2020.

ARAÚJO, R. N.; REIS, S. R. A formação continuada e sua contribuição para o professor alfabetizador. In: ANPED SUL, 10., 2014, 158 Florianópolis. Anais eletrônicos [...]. Florianópolis, 2014. Disponível em: http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/2091-0.pdf. Acesso: 6 mar. 2020.

BASTOS, J. A. O Cérebro e a Matemática. 1. ed. São José do Rio Preto – SP: Edição do Autor 2011.

BENITTI, F. B. V., SEARA, E. F. R., & SCHLINDWEIN, L. M. Processo de Desenvolvimento de Software Educacional: proposta e experimentação CINTED-UFRGS. Novas Tecnologias na Educação, Rio Grande do Sul, v.3, nº 1, p. 1 – 10, Maio, 2015. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/13849/8025.

BORBA, M. C. Softwares e internet na sala de aula de Matemática. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 10, 2010. Anais [...]. Salvador, 2010. p.1-11.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Mistério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Resoluçãonº4/2010 / Define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para Educação Básica. Brasília, 2010.

CEZAROTTO, M. A. Recomendações para o design de jogos, enquanto intervenções motivadoras para crianças com discalculia do desenvolvimento. 2016. 188 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2016.

COELHO NETO, J.; ALTOÉ, A. Construcionismo e a formação de professores: um estudo com alunos do curso de pedagogia da UENP CP. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE, 10., Curitiba. Anais [...]. Curitiba: PUC, 2011. p. 2316-2325. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/5807_2630.pdf.

CURSINO, A.G. Contribuições das tecnologias para uma aprendizagem significativa e o desenvolvimento do projeto no Ensino Fundamental I. 2017. 137 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Projetos Educacionais de Ciências) – Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo – 2017. Lorena, 2017.

DIVIESO, L.H.I. Formação em serviço de professores dos anos iniciais do ensino fundamental para utilização de tecnologias digitais no Ensino da Matemática. 2017. 176 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista – Presidente Pudente – São Paulo, 2017.

DEHAENE, S. The Number Sense: How the mind creates Mathematics. Oxford University Press. 1997.

GEARY, D. C. Mathematics and Learning Disabilities. Journal of Learning Disabilities, 37(1), 4–15 (2004). Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/8224516_Mathematics_and_Learnin_Disa bilities.

GUIMARÃES, V. S. Saberes dos professores – ponto de partida para a formação contínua. In: Formação contínua de professores. Boletim 13, Ministério da Educação. 2005.

LIBÂNEO, J.C. Organização e Gestão da Escola: Teoria e Prática, 5. ed. Goiânia, Alternativa, 2004.

MCCLOSKEY. M.; CARAMAZZA, A.; BASILI, A. Cognitive Mechanism in Number Processing and Calculation: Evidence from Dyscalculia. Brain and Cognition, v. 4, p. 171 – 196, 1985. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/2409994.

MOLINA, J. et al . Cognição numérica de crianças pré-escolares brasileiras pela ZAREKI-K. Temas psicol., Ribeirão Preto , v. 23, n. 1, p. 123-135, 201. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2015000100010&lng=pt&nrm=iso.

MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, v.9, n. 2, p.191-211, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v9n2/04.pdf.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Editora UNIJUÍ: 2016.

NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, António (Coord.) Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1991.

NÓVOA, A. Desafios do trabalho do professor no mundo contemporâneo. Palestra ministrada no Sindicato dos Professores de São Paulo (SINPRO-SP), em 2007.

NÓVOA, A. VIEIRA, P. Um alfabeto da formação de professores. Crítica Educativa Sorocaba - SP, v.3, n.2 – Especial, p. 21-49, jan./jun. 2017.

OLIVEIRA, A. A. de. Programa de estimulação em Consciência Fonológica na Educação Infantil. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino) – Universidade Estadual do Norte do Paraná, Cornélio Procópio, 2019.

PAULA, S.G.; Formação continuada de professores: perspectivas atuais. Paidéia. Belo Horizonte, v. 6, n 6, p. 65-85, Jan./Jun. 2019. Disponível em: http://www.fumec.br/revistas/paideia/article/view/944.

PEREIRA, P. S.; ANDRADE, S. V. R. Tecnologias digitais e as práticas pedagógicas dos professores de Matemática da Educação Básica. Revista Com a Palavra o Professor. Vitória da Conquista, BA, v.1, n.1, p.57-73, 2016. Disponível em: http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/66.

PINTO, J. C; BAIS, D. D. H. Utilizando o libre office impress e o portal dia a dia educação para produzir recursos didáticos no ensino de

ciências. 2013. 13 f. Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2013. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_ufpr_cien_artigo_julio_cesar_pinto.pdf.

SANCHEZ JÚNIOR, S. L. Ensino da Matemática na Educação Infantil e o Desenvolvimento da Cognição Numérica. 2018. 153 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino) - Universidade Estadual do Norte do Paraná, Cornélio Procópio, 2018.

SANTOS, A. F. dos; ARAÚJO, R.N. de. A Formação de Professores para a Educação Inclusiva: um olhar crítico. Interfaces da Educação, v.7, nº 19, p.109-125, 2016.

SOUZA, P.; BLANCO, M.; COELHO NETO, J. Tecnologias Digitais e o Desenvolvimento da Cognição Numérica: possibilidades para o ensino da Matemática. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 2, n. 2, p. 132-149, 16 set. 2019.

SANTOS, F. H.; RIBEIRO, F. S.; SILVA, A.S.; KIKUCHI, R.S.; MOLINA, J.; TONOLI, M.C. Cognição Numérica: Contribuições à Pesquisa Clínica. In: PRADO, P. S. T. do, CARMO, J. dos S. (Org.). Diálogos sobre ensino-aprendizagem da matemática. Abordagens pedagógica e neuropsicológica. São Paulo. Cultura Acadêmica, p .63-91, 2016.

SANTOS, F.L. Discalculia Do Desenvolvimento: Coleção Neuropsicologia na Prática Clínica. São Paulo: Pearson Clinical Brasil, 2017.

SILVA, I.de C. S; PRATES, T. da S; RIBEIRO, L. F. S. As Novas Tecnologias e aprendizagem: desafios enfrentados pelo professor na sala de aula. Em Debate, Florianópolis, n. 15, p. 107-123, mar. 2017. ISSN 1980-3532. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/emdebate/article/view/1980-3532.2016n15p107.

TALHETTI, G.H.P.; ARAÚJO, R. N. O papel do PIBID na formação continuada: o impacto na ótica das supervisoras. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO – CONIEN, 2., 2019, Cornélio Procópio. Anais [...]. Cornélio Procópio: Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2019, p. 1536 – 1545.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Ed. Vozes. 17° ed., 2016.

Publicado

2023-06-14

Cómo citar

Souza, P. F. C. de, Blanco, M. B., & Neto, J. C. (2023). Tecnologia Digital e Cognição Numérica: proposta de formação continuada de professores. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(39). https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.4994