Os desafios para o uso das novas ferramentas tecnológicas nas escolas da rede pública do Paraná

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v15i42.5094

Palavras-chave:

educação, tecnologia educacional, estado do paraná

Resumo

O artigo analisa os recursos tecnológicos atualmente disponíveis e o uso desses equipamentos no processo de ensino e de aprendizagem. Contudo, a disponibilização dos recursos tecnológicos nas escolas públicas ancora-se em políticas de distribuição e de renovação de equipamentos tecnológicos, de modo a exigir investimentos em infraestrutura e condições de conectividade para uso dos professores e dos alunos. Com base na bibliografia específica e da análise de dados coletados junto à Secretária Estadual de Educação do Paraná, discorre-se sobre as condições atuais do parque tecnológico das escolas paranaenses. Demonstra-se que a inexistência de uma política pública contínua de apoio à inserção tecnológica impede o uso adequado dos equipamentos, além da obsolescência dos recursos tecnológicos parcamente disponibilizados. Decorrente de um duplo processo marcado pela insuficiência e intercorrência das ações direcionadas para a inserção tecnológica, por meio da análise dos dados disponibilizados, indica-se os avanços e limites das políticas públicas voltadas para a emergência e conformação do parque tecnológico atualmente encontrado na rede estadual de ensino paranaense.

Palavras-chave: Educação; Tecnologia Educacional; Estado do Paraná.

 

Palavras-chave: Educação; Tecnologia Educacional; Estado do Paraná.

Biografia do Autor

Renan Bandeirante Araújo, Universidade Estadual do Paraná

Professor do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Formação Docente da Universidade Estadual do Paraná - Campus de Paranavaí. Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) e mestrado em Sociologia do Trabalho pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp/Marília (2002). Doutor em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp/Araraquara. Coordenador do Grupo de Pesquisa Economia do Trabalho, Educação e Desenvolvimento Regional, cadastrado no CNPq. Tem experiência docente nas áreas de Sociologia, História, Educação e Ensino, atuando principalmente com os seguintes temas: Modernidade, Trabalho e Globalização, com ênfase em questões que abordam: juventude, reestruturação produtiva, sociabilidade, educação, ensino, trabalho flexível e estranhamento socia

Cleverson Cirino Coelho da Silva, Secretaria de Educação do Estado do Paraná - Seed/PR

Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Paraná. Possui graduação em História pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí (2007) e graduação em Filosofia pela Universidade Metropolitana de Santos (2012) . Pós-Graduação em Gestão Escolar: Supervisão e Orientação pela Faculdades Integradas do Vale do Ivaí (2011). Atualmente é professor - Secretaria de Educação do Estado do Paraná atuando no Núcleo de Educação de Paranavaí como técnico nas disciplinas de história, filosofia, Suporte técnico na Coordenação Regional de Tecnologias Educacionais e Tutor Presencial no curso de história pela Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea e experiência na área de Filosofia com ênfase em Filosofia Moderna (Maquiavel). Tem experiência na área de tecnologias com ênfase em programação Linux e Windows

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Publicado

12-08-2024

Como Citar

Araújo, R. B., & Silva, C. C. C. da. (2024). Os desafios para o uso das novas ferramentas tecnológicas nas escolas da rede pública do Paraná. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 15(42), 282–299. https://doi.org/10.61389/inter.v15i42.5094

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