Os desafios para o uso das novas ferramentas tecnológicas nas escolas da rede pública do Paraná
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https://doi.org/10.61389/inter.v15i42.5094Abstract
O artigo analisa os recursos tecnológicos atualmente disponíveis e o uso desses equipamentos no processo de ensino e de aprendizagem. Contudo, a disponibilização dos recursos tecnológicos nas escolas públicas ancora-se em políticas de distribuição e de renovação de equipamentos tecnológicos, de modo a exigir investimentos em infraestrutura e condições de conectividade para uso dos professores e dos alunos. Com base na bibliografia específica e da análise de dados coletados junto à Secretária Estadual de Educação do Paraná, discorre-se sobre as condições atuais do parque tecnológico das escolas paranaenses. Demonstra-se que a inexistência de uma política pública contínua de apoio à inserção tecnológica impede o uso adequado dos equipamentos, além da obsolescência dos recursos tecnológicos parcamente disponibilizados. Decorrente de um duplo processo marcado pela insuficiência e intercorrência das ações direcionadas para a inserção tecnológica, por meio da análise dos dados disponibilizados, indica-se os avanços e limites das políticas públicas voltadas para a emergência e conformação do parque tecnológico atualmente encontrado na rede estadual de ensino paranaense.
Palavras-chave: Educação; Tecnologia Educacional; Estado do Paraná.
Palavras-chave: Educação; Tecnologia Educacional; Estado do Paraná.
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