Contribuições da jornada de educação de Mato Grosso do Sul para as reflexões das políticas públicas no Brasil

Visualizações: 446

Autores

  • Kátia Cristina Nascimento Figueira UEMS
  • Léia Teixeira Lacerda UEMS
  • Maria Leda Pinto UEMS

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão sobre as políticas públicas instituídas no Brasil, em uma perspectiva da história da educação, enquanto temática debatida na 9ª. edição da Jornada de Educação de Mato Grosso do Sul, realizada em 2012. Essa Jornada é um evento interinstitucional organizado pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul em parceira com a Universidade Anhanguera-Uniderp e a Universidade Católica Dom Bosco. Com o tema Impactos das Novas Políticas Educacionais na Atualidade: Impasses e Desafios apresentou atividades organizadas em conferências; mesas redondas; sessões dos grupos de trabalhos, minicursos e lançamentos de livros. O evento possibilitou um amplo debate entre os profissionais, acadêmicos e pesquisadores da educação, permitindo-lhes repensar e aprimorar as políticas públicas regulamentadas pelo governo brasileiro presentes no funcionamento das instituições escolares.

 

Palavras-chave: Jornada. Educação.Políticas Públicas. Mato Grosso do Sul.

Biografia do Autor

Kátia Cristina Nascimento Figueira, UEMS

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Campo Grande.

Léia Teixeira Lacerda, UEMS

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Curso de Pedagogia e dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidades Universitárias de Paranaíba e Campo Grande.

Maria Leda Pinto, UEMS

Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Curso de Pedagogia e Letras e dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Campo Grande.

Downloads

Publicado

07-12-2013

Como Citar

Figueira, K. C. N., Lacerda, L. T., & Pinto, M. L. (2013). Contribuições da jornada de educação de Mato Grosso do Sul para as reflexões das políticas públicas no Brasil. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 4(11), 11–26. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/517