Ensino fundamental de nove anos - ampliação ou absorção? a experiência do município de Londrina

Visualizações: 464

Autores

  • Soraia Kfouri Salerno Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Educação. Ensino Fundamental de Nove Anos. Ampliação/Absorção.

Resumo

Estudo sobre o processo de implementação da Lei de nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001, que estabeleceu a implantação progressivamente do ensino fundamental de nove anos com a inclusão das crianças de seis anos de idade, a partir das escolas Municipais de Londrina e sua organização para atender as especificidades e necessidades próprias da criança de seis anos de idade absorvida na nova configuração do ensino fundamental de nove anos, tendo em vista que a implantação do Ensino Fundamental pela fala dos professores do primeiro ano. Apoiados nos procedimentos de análise bibliográfica, para o suporte teórico, o levantamento da produção documental veiculada pelo Sistema de Ensino e pesquisa de campo de cunho qualitativo mediante amostragem significativa envolvendo dezessete professores.  Dentre os resultados obtidos, cabe destacar: a ausência de um projeto de educação que contemple a ‘ampliação’ do ensino fundamental de oito para nove anos associada às condições de trabalho e a fragilidade da competência técnica do docente que atua no primeiro ano e o esforço dos profissionais em adequar o que têm em mãos para oportunizar a aprendizagem dos seus alunos.

 

Palavras-chave: Educação. Ensino Fundamental de Nove Anos. Ampliação/Absorção.

Biografia do Autor

Soraia Kfouri Salerno, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Políticas Educacionais e Sistemas Educativos - Unicamp/SP; Mestre em Educação- Unesp/Marília. Docente efetivo Adjunto do Dpto Educação, Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA) da Universidade Estadual de Londrina/Paraná - área de Políticas e Gestão da Educação.

Downloads

Publicado

07-12-2013

Como Citar

Salerno, S. K. (2013). Ensino fundamental de nove anos - ampliação ou absorção? a experiência do município de Londrina. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 4(11), 57–71. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/521