Ensino fundamental de nove anos - ampliação ou absorção? a experiência do município de Londrina
Visualizações: 474Palabras clave:
Educação. Ensino Fundamental de Nove Anos. Ampliação/Absorção.Resumen
Estudo sobre o processo de implementação da Lei de nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001, que estabeleceu a implantação progressivamente do ensino fundamental de nove anos com a inclusão das crianças de seis anos de idade, a partir das escolas Municipais de Londrina e sua organização para atender as especificidades e necessidades próprias da criança de seis anos de idade absorvida na nova configuração do ensino fundamental de nove anos, tendo em vista que a implantação do Ensino Fundamental pela fala dos professores do primeiro ano. Apoiados nos procedimentos de análise bibliográfica, para o suporte teórico, o levantamento da produção documental veiculada pelo Sistema de Ensino e pesquisa de campo de cunho qualitativo mediante amostragem significativa envolvendo dezessete professores. Dentre os resultados obtidos, cabe destacar: a ausência de um projeto de educação que contemple a ‘ampliação’ do ensino fundamental de oito para nove anos associada às condições de trabalho e a fragilidade da competência técnica do docente que atua no primeiro ano e o esforço dos profissionais em adequar o que têm em mãos para oportunizar a aprendizagem dos seus alunos.
Palavras-chave: Educação. Ensino Fundamental de Nove Anos. Ampliação/Absorção.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.