A memória que nos contam: narrativas orais e escritas como dispositivo de formação docente

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Autores

  • Jacqueline de Fátima dos Santos Morais FFP-UERJ
  • Mairce da Silva Araujo (FFP-UERJ)

Resumo

Neste artigo compartilhamos parte de nossas ações investigativas que tem como foco o movimento de reflexão das professoras acerca de sua própria experiência docente. Temos investido há algum tempo na possibilidade das professoras com as quais trabalhamos nos diferentes espaços de formação inicial e continuada, incorporarem como parte importante dos processo de formação, a escrita de narrativas que, trazerem experiências de si, revelam  também o trabalho vivido na escola, com seus alunos e alunas. Os textos produzidos pelos sujeitos na pesquisa possibilitaram às autoras reconstruir, compartilhar e ressignificar sentidos das práticas e experiências pedagógicas, rompendo com formas hegemônicas de produção de conhecimento. Privilegiamos neste artigo as narrativas que nos trouxeram pistas para compreendermos práticas pedagógicas vividas em escolas de ensino fundamental que revelam conhecimentos, saberes e fazeres escolares praticados cotidianamente.

Palavras-chave: narrativas docente. formação de professoras. cotidiano escolar.

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Publicado

06-12-2013

Como Citar

Morais, J. de F. dos S., & Araujo, M. da S. (2013). A memória que nos contam: narrativas orais e escritas como dispositivo de formação docente. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 4(10), 134–148. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/530