A memória que nos contam: narrativas orais e escritas como dispositivo de formação docente
Visualizações: 833Resumen
Neste artigo compartilhamos parte de nossas ações investigativas que tem como foco o movimento de reflexão das professoras acerca de sua própria experiência docente. Temos investido há algum tempo na possibilidade das professoras com as quais trabalhamos nos diferentes espaços de formação inicial e continuada, incorporarem como parte importante dos processo de formação, a escrita de narrativas que, trazerem experiências de si, revelam também o trabalho vivido na escola, com seus alunos e alunas. Os textos produzidos pelos sujeitos na pesquisa possibilitaram às autoras reconstruir, compartilhar e ressignificar sentidos das práticas e experiências pedagógicas, rompendo com formas hegemônicas de produção de conhecimento. Privilegiamos neste artigo as narrativas que nos trouxeram pistas para compreendermos práticas pedagógicas vividas em escolas de ensino fundamental que revelam conhecimentos, saberes e fazeres escolares praticados cotidianamente.
Palavras-chave: narrativas docente. formação de professoras. cotidiano escolar.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.