Política Educacional para a Educação Básica e Ações Interculturais na Escola Quilombola
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https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5338Palavras-chave:
Política educacional, Currículo, Educação interculturalResumo
As diretrizes para o ensino na Educação, são orientações de políticas públicas educacionais e transversalizam o currículo vivo da escola. No currículo, estão compreendidos os objetos do conhecimento que, na perspectiva humanista, democrática e inclusiva, alcança as identidades culturais que constituem os ambientes socioeducativos. Para tratar do currículo, é acionada a educação intercultural em diálogo com comunidades ribeirinhas, quilombolas e indígenas, posto que as abordagens didático-pedagógicas, muito recentemente, passam a enfatizar a diversidade sociocultural na escola. A pesquisa com referência legal na Lei 9394/96, Lei 12288/10, Parecer CNE/CP nº 3, 10/03/2004 e Resolução CNE/CP nº 01 de 17/06/2004 e na BNCC-Base Nacional Comum Curricular, adota conceitos em Oliveira (2004) que informa sobre as significações e as relações entre conteúdos escolares e práticas culturais e Candau (2008) que apresenta os desafios da prática pedagógica para uma educação multicultural para dialogar com interlocutores e a comunidade investigada. Usa metodologia etnográfica, para conhecer os sujeitos quilombolas em seu cotidiano e apreender práticas sociais caracterizadas com a educação cultural. Os resultados revelam a necessidade da valorização cultural e o respeito ao modo de vida e saberes identitários e, conclui que há mais unidades temáticas de ensino na comunidade do que a escola tem oferecido.
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