Política Educacional para a Educação Básica e Ações Interculturais na Escola Quilombola
Visualizações: 340DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5338Keywords:
Política educacional, Currículo, Educação interculturalAbstract
As diretrizes para o ensino na Educação, são orientações de políticas públicas educacionais e transversalizam o currículo vivo da escola. No currículo, estão compreendidos os objetos do conhecimento que, na perspectiva humanista, democrática e inclusiva, alcança as identidades culturais que constituem os ambientes socioeducativos. Para tratar do currículo, é acionada a educação intercultural em diálogo com comunidades ribeirinhas, quilombolas e indígenas, posto que as abordagens didático-pedagógicas, muito recentemente, passam a enfatizar a diversidade sociocultural na escola. A pesquisa com referência legal na Lei 9394/96, Lei 12288/10, Parecer CNE/CP nº 3, 10/03/2004 e Resolução CNE/CP nº 01 de 17/06/2004 e na BNCC-Base Nacional Comum Curricular, adota conceitos em Oliveira (2004) que informa sobre as significações e as relações entre conteúdos escolares e práticas culturais e Candau (2008) que apresenta os desafios da prática pedagógica para uma educação multicultural para dialogar com interlocutores e a comunidade investigada. Usa metodologia etnográfica, para conhecer os sujeitos quilombolas em seu cotidiano e apreender práticas sociais caracterizadas com a educação cultural. Os resultados revelam a necessidade da valorização cultural e o respeito ao modo de vida e saberes identitários e, conclui que há mais unidades temáticas de ensino na comunidade do que a escola tem oferecido.
References
ABREU, Meriane P; SOARES, Marta Genú. O capital cultural no manuscrito da base nacional comum curricular: reflexões para a realidade Pan-Amazônica. In OLIVEIRA, Ivanilde A.; ALVES, F. J. C. (org.) Educação, diversidade e inclusão sociocultural em diferentes contextos. 1. ed. Curitiba: CRV, 2016.
BRANDÃO, Carlos R. A educação popular na escola cidadã. Petrópolis: Vozes, 2002.
BRANDÃO, Carlos R. A educação como cultura. Memórias dos anos sessenta Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 23, n. 49, p. 377-407, set. /dez. 2017.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 23 dez. 1996.
BRASIL. Parecer CNE/CP 003/2004, de 10 de março de 2004. Assunto: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 19 mai. 2004.
BRASIL. Resolução nº 01/2004, de 17 de junho de 2004. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico- Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 22 jun. 2004
BRASIL. Lei nº 12.288, de 20 de julho de 2010. Institui o Estatuto da Igualdade Racial; altera as Leis nos 7.716, de 5 de janeiro de 1989, 9.029, de 13 de abril de 1995, 7.347, de 24 de julho de 1985, e 10.778, de 24 de novembro de 2003. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 21 de jul. 2010.
BRASIL. Lei 12288/2010. Institui o Estatuto da Igualdade Racial; altera as Leis n.º 7.716, de 5 de janeiro de 1989, 9.029, de 13 de abril de 1995, 7.347, de 24 de julho de 1985, e 10.778, de 24 de novembro de 2003. Disponível em https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2010/lei-12288-20-julho-2010-607324-norma-pl.html. Acesso: 28/06/2020.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso: 28/06/2020.
CANDAU, Vera. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In MOREIRA, Antonio Flavio; CANDAU, Vera. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas / Antônio Flávio Moreira, Vera Maria Candau (orgs.). 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. 23ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999
MALINOWSKI, Bronislaw Kasper. Argonautas do Pacífico Ocidental: um relato do empreendimento e da aventura dos nativos nos arquipélagos da Nova Guiné Melanésia. 2 ed. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
OLIVEIRA, I. MOTA NETO, J. Saberes da terra, da mata e das águas, saberes culturais e educação. In OLIVEIRA, Ivanilde. (org.). Cartografias ribeirinhas: saberes e representações sobre práticas sociais cotidianas e de alfabetizandos amazônidas. Belém: CCSEUEPA; Graphite, 2004.
SOARES, Marta Genú. Escritos freireanos sobre formação do professor: a construção contínua da ação docente nas experiências latino americanas. Revista Cocar, v. n 2, p. 207-225, 2016.
SOARES, Marta Genú. Concepção e ação curricular nas obras de Paulo Freire. Educação e Cultura Contemporânea, v. 15, p. 386-410, 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.