Formação inicial de educadores químicos na interface Universidade-Escola no contexto do PIBID

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DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5424

Palavras-chave:

Formação de professores. Licenciatura em Química. Iniciação a docência. Educação básica.

Resumo

O desenvolvimento de saberes e experiências inerentes a prática docente constitui uma das principais finalidades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid). Neste sentido, o artigo tem por objetivo apresentar os resultados das ações promovidas durante o processo de formação inicial de licenciandos que participaram do Subprojeto de Química da Universidade do Estado do Pará (UEPA) regido pelo edital nº 07/2018/CAPES. Foi desenvolvido ao longo de dezessete meses com ações planejadas e execultadas que possibilitaram aos bolsistas ID vivenciarem uma prática orientada na interface universidade-escola com aplicação em sala de aula de atividades de ensino fundamentadas na teoria da aprendizagem significativa. Durante a formação os bolsistas realizaram ciclos de seminários com leituras e discussões de artigos científicos. Posteriormente participaram de minicursos e planejaram Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS), aplicando estratégias de ensino diversificadas como experimentos, jogos e modelos didáticos em diferentes turmas de Química do ensino médio. Para além, realizaram pesquisa sobre a própria prática, avaliando o processo de ensino e aprendizagem promovido com alunos da educação básica, assim como divulgaram em eventos científicos regionais, nacionais e internacionais os resultados alcançados.  

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Publicado

18-06-2021

Como Citar

Silva, L. P. da, & Santos, M. A. B. dos. (2021). Formação inicial de educadores químicos na interface Universidade-Escola no contexto do PIBID. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(34), 803–821. https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5424