Formação inicial de educadores químicos na interface Universidade-Escola no contexto do PIBID

Visualizações: 569

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5424

Keywords:

Formação de professores. Licenciatura em Química. Iniciação a docência. Educação básica.

Abstract

O desenvolvimento de saberes e experiências inerentes a prática docente constitui uma das principais finalidades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid). Neste sentido, o artigo tem por objetivo apresentar os resultados das ações promovidas durante o processo de formação inicial de licenciandos que participaram do Subprojeto de Química da Universidade do Estado do Pará (UEPA) regido pelo edital nº 07/2018/CAPES. Foi desenvolvido ao longo de dezessete meses com ações planejadas e execultadas que possibilitaram aos bolsistas ID vivenciarem uma prática orientada na interface universidade-escola com aplicação em sala de aula de atividades de ensino fundamentadas na teoria da aprendizagem significativa. Durante a formação os bolsistas realizaram ciclos de seminários com leituras e discussões de artigos científicos. Posteriormente participaram de minicursos e planejaram Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS), aplicando estratégias de ensino diversificadas como experimentos, jogos e modelos didáticos em diferentes turmas de Química do ensino médio. Para além, realizaram pesquisa sobre a própria prática, avaliando o processo de ensino e aprendizagem promovido com alunos da educação básica, assim como divulgaram em eventos científicos regionais, nacionais e internacionais os resultados alcançados.  

References

BERVIAN, P.V.; SANTOS, E. G.; ARAÚJO, M.C. P. O PIBID como terceiro espaço: elementos para formação de professores de ciências na profissão. Interfaces da Educ., Paranaíba, v.10, n.28, p.423 a 444, 2019.

BRASIL. MEC. Edital nº 07/2018/CAPES: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/01032018-Edital-7-2018-PIBID.pdf. Acesso em: 28 fev. 2012.

CHAPANI, D. T.; SANTOS, B. F. Formação de professores na interface universidade-escola: possibilidades contidas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). In: PEREZ, L. F. M.; BARRAGÁN, I. G. (Orgs.). Formação de professores e questões sociocientíficas: experiências e desafios na interface universidade e escola. Ijuí: Editora Unijuí, 2016.

COSTA, M.A.; VASCONCELOS, T.M.; FIELD'S, K.A.P.; SANTOS, R. G. Uma proposta de sequência didática com a temática horta para abordagem da educação ambiental e a contextualização dos conteúdos no ensino de química. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v.6 n.1 jan/abr 2016, p. 135-150.

FACCIN, F.; GARCIA, I.K. Proposta de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa sobre temperatura. Aprendizagem Significativa em Revista/Meaningful Learning Review – V7(2), pp. 18-28, 2017.

LEÃO, M.F; DEL PINO, J.C.; OLIVEIRA, E.C. A tabela periódica dos elementos químicos contidos nos alimentos: uma maneira de promover aprendizagens com significado na educação de jovens e adultos. Aprendizagem Significativa em Revista/Meaningful Learning Review – V7(2), pp. 01-17, 2017.

MACUGLIA, U. Funções inorgânicas: vamos digerir?. [Produto educacional do PPGECM] - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018. Disponível em: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1567. Acesso em: 18/10/2018.

MALDANER, O. A. A formação inicial e continuada de professores de química: professores/pesquisadores. 3. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006.

MOREIRA, M. A. Unidades de Ensino Potencialmente Significativas - UEPS. Aprendizagem Significativa em Revista, v. 1, n. 2, p. 43-63, 2011.

RAUSCH, R.; FRANTZ, J. Contribuições do PIBID à formação inicial de professores na compreensão de licenciandos bolsistas. Atos de pesquisa em educação - PPGE/ME. v. 8, n. 2, p.620-641, 2013.

RIZZON, M.Z; CUNHA, G.F., VILLAS-BOAS, V. Fermentação do Pão e do Vinho: Uma Proposta de Ação Interdisciplinar. SCIENTIA CUM INDUSTRIA, V. 5, N. 3, p. 129-136, 2017.

RONCH, S. F. A.; ZOCH, A.N.; LOCATELLI, A. Aplicação da Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para introdução dos conteúdos de química e biologia no ensino médio. Polyphonía, v. 26/2, jul./dez. p. 485-498, 2015.

ROSSI, A.V. O PIBID e a Licenciatura em Química num contexto institucional de Pesquisa Química destacada: cenário, dificuldades e perspectivas. Rev. Química Nova na Escola, Vol.35, Nº4, p.255-263, 2013.

SCHNETZLER, R. P. O professor de Ciências: problemas e tendências de sua formação. In: PACHECO, R. P.; ARAGÃO, R.M.R. (Org.) Ensino de Ciências: fundamentos e abordagens. CAPES/UNIMEP, 2000.

SILVA, L.P. Prática docente em Química: saberes construídos na ação. Belém, PA, 2005. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará. Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, 2005.

SILVA, L.P.; NUNES-NETO, D. R. Percepções sobre ser professor e motivações de calouros do curso de licenciatura em Química para o ingresso no Pibid. RenCiMA, 2020, no prelo.

STANZANI, E. L.; BROIETTI, F. C. D.; PASSOS, M. M. As Contribuições do PIBID ao Processo de Formação Inicial de Professores de Química. Química Nova na Escola, v. 34, n. 4, p. 210-219, novembro 2012. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/prelo/PIBID-119-12.pdf. Acesso: 02 de jan. de 2019.

SOUZA, K.R.A.P. Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para o ensino-aprendizagem de isomeria. [Produto educacional do PPGECN] da Universidade Federal Fluminense – Mestrado Profissional. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/handles/1/5107. Acesso em 20/10/2018.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ. Plano de Desenvolvimento Institucional, PDI, 2017.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ. Pró-reitoria de extensão. PROEX. Programa de Apoio as Atividades de Extensão, 2018. Disponível em: http://www.uepa.br/pt-br/editais. Acesso: 29/02/2020.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ. Coordenadoria de Apoio e Orientação Pedagógica-CCSE. Relatório do Programa de Monitoria 2018. Barcarena, 2019.

WEBER, K.C.; FONSECA, M. G.; SILVA, A. F. SILVA, J. P.; SALDANHA, T.C.B. A Percepção dos Licencia(n)dos em Química sobre o Impacto do PIBID em sua Formação para a Docência. Química nova na escola. Vol. 35, n. 3, p. 189-198, 2013.

Published

2021-06-18

How to Cite

Silva, L. P. da, & Santos, M. A. B. dos. (2021). Formação inicial de educadores químicos na interface Universidade-Escola no contexto do PIBID. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(34), 803–821. https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5424