Os caminhos (nada suaves) para a implementação de uma educação antirracista: experiência em uma rede municipal catarinense
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https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5468Palavras-chave:
Educação Antirracista, Educação das Relações Étnico-Raciais, Proposta PedagógicaResumo
Este artigo se propõe a apresentar uma análise sobre os desafios persistentes à implementação de uma educação antirracista nos contextos educacionais contemporâneos. Tais reflexões, originaram-se a partir da experiência vivenciada em um grupo de trabalho que foi composto e designado para redigir o texto que versou sobre esta temática na Proposta Pedagógica de na Rede Municipal de Brusque no Estado de Santa Catarina. As discussões advindas do interior desse grupo, apontou contrassensos entre o que está estabelecido como política pública nacional desde o ano de 2003 e o que está consolidado (ou não) nos documentos educacionais dos Estados, Municípios e Escolas. Para referenciar este artigo nos atentamos em analisar o Parecer 003/2004, bem como as produções de Dias (2005), Gomes e Jesus (2013), que versam sobre a construção da política nacional para uma educação antirracista e em Assis e Dias (2019) para compreender aquilo que estamos chamando de desafios à implementação desta política na contemporaneidade. Os resultados apontaram uma educação antirracista ocupa um espaço significativo em documentos norteadores brasileiros. No entanto, a temática ainda depende de iniciativas individuais e pontuais quanto a sua efetivação nos municípios e nas escolas; evidenciando assim, que estamos distantes de um trabalho sistemático e consolidado.
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