Educação na perspectiva inclusiva: uma reflexão sobre o processo a partir das representações dos gestores de uma escola especial de Santa Maria – RS

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Autores

  • Daiane Pinheiro Universidade Federal de Santa Maria
  • Fabiane Adela Tonetto Costas Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Políticas públicas de inclusão, gestão escolar, escola especial

Resumo

Esse texto versa sobre o processo inclusivo de alunos que frequentam uma escola especial de Santa Maria – RS. Buscou-se investigar as representações dos gestores frente às políticas públicas inclusivas, considerando o contexto educacional o qual seus alunos estão inseridos. Assim, foi possível realizar uma discussão teórica onde coube a articulação dos campos da inclusão educacional, políticas públicas e gestão escolar. Esses aspectos foram sendo evidenciados ao longo da discussão e possibilitaram uma reflexão frete as novas produções discursivas que estão sendo problematizadas no âmbito da educação especial. Foram feitas entrevistas reflexivas com cinco professores da escola especial, os quais responderam questões referentes às possibilidades de inclusão educacional de seus alunos. As argumentações desses sujeitos revelam uma preocupação com a continuidade do processo educativo de seus alunos dentro do sistema inclusivo envolvendo a questão formativa e estrutural da equipe escolar.

Palavras-chave: Políticas públicas de inclusão; gestão escolar; escola especial.

Biografia do Autor

Daiane Pinheiro, Universidade Federal de Santa Maria

PINHEIRO, DAIANE é graduada em Educação Especial (2008), Especialista em Gestão Educacional (2009), Especialista em Educação Ambiental (2009), Mestre em Extensão Rural (2011) e Mestre em Educação (2012) pela Universidade Federal de Santa Maria. Desenvolve pesquisas na área de educação de surdos com ênfase nos temas: processos de significação cultural surda e produção de sujeitos surdos no contexto rural. Participa do Grupo Interinstitucional de Pesquisa sobre Educação de Surdos (GIPES) e do Grupo de pesquisa Diferença, Educação e Cultura (DEC) certificados pelo Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil - CNPQ. Atualmente é professora substituta do Departamento de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria.

Fabiane Adela Tonetto Costas, Universidade Federal de Santa Maria

Fabiane Adela Tonetto Costas.  Pedagoga- Hab Séries Iniciais e Mat. Pedagógicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1990). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1996). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Fundamentos da Educação, Professora do Programa de Pós- Graduação em Educação - PPGE da UFSM, na Linha de Pesquisa em Educação Especial.Av. Roraima, Prédio 16, Sala 3150 Campus Universitário 97119-900. Santa Maria, RS - Brasil.

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Publicado

21-12-2012

Como Citar

Pinheiro, D., & Costas, F. A. T. (2012). Educação na perspectiva inclusiva: uma reflexão sobre o processo a partir das representações dos gestores de uma escola especial de Santa Maria – RS. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 3(9), 45–56. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/551