Educação na perspectiva inclusiva: uma reflexão sobre o processo a partir das representações dos gestores de uma escola especial de Santa Maria – RS
Visualizações: 551Palavras-chave:
Políticas públicas de inclusão, gestão escolar, escola especialResumo
Esse texto versa sobre o processo inclusivo de alunos que frequentam uma escola especial de Santa Maria – RS. Buscou-se investigar as representações dos gestores frente às políticas públicas inclusivas, considerando o contexto educacional o qual seus alunos estão inseridos. Assim, foi possível realizar uma discussão teórica onde coube a articulação dos campos da inclusão educacional, políticas públicas e gestão escolar. Esses aspectos foram sendo evidenciados ao longo da discussão e possibilitaram uma reflexão frete as novas produções discursivas que estão sendo problematizadas no âmbito da educação especial. Foram feitas entrevistas reflexivas com cinco professores da escola especial, os quais responderam questões referentes às possibilidades de inclusão educacional de seus alunos. As argumentações desses sujeitos revelam uma preocupação com a continuidade do processo educativo de seus alunos dentro do sistema inclusivo envolvendo a questão formativa e estrutural da equipe escolar.
Palavras-chave: Políticas públicas de inclusão; gestão escolar; escola especial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.