O bullying no âmbito escolar: algumas reflexões

Gilmar Ribeiro Pereira, Thiago Donda Rodrigues

Resumo


O bullying tem sido umas das ações de maior repercussão e consequências no âmbito escolar, assim os seus desdobramentos têm sido marcados por ocorrências de agressões físicas, verbais e psicológicas. Desse modo, os atos de bullying são caracterizados por apelidar, ofender, humilhar, intimidar, constranger, discriminar entre outros. Aos poucos a vítima destas agressões vai se isolando por não saber como defender-se de tal situação humilhante e estas ações frequentes de “brincadeiras” podem acabar trazendo para a ela transtornos psíquicos como medo, tensão, raiva reprimida, angústia, desgosto, sensação de impotência, rejeição, desejo de vingança ou até pensamento suicida. Em decorrência disso, a pessoa pode ter sua autoestima comprometida, desenvolver comportamentos depressivos e dificuldades de se expressar. No âmbito escolar, tais situações poderão interferir nas suas relações sociais e no seu aprendizado. Portanto, este trabalho tem a finalidade apresentar algumas possibilidades de combate ao bullying, sendo que um caminho para tal seja o desenvolvimento de um ambiente reflexivo que promova a solidariedade, a tolerância, o respeito às diferenças, a justiça e a cooperação. Com isso, as crianças e adolescentes aprendem a respeitar e a valorizar as diferenças individuais, resolver seus conflitos e conviver em harmonia.

Palavras-chave: Bullying escolar. Violência. Inclusão.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


INDEXADORES: SUMARIOS.ORG   LATINDEX   SEER/IBICT   REDIB   DIADORIM   GOOGLE ACADÊMICO  DOAJ  IRESIE   ELECTRONIC JOURNALS LIBRARY  LIVRE ACESSO ERIH PLUS 

Licença Creative Commons
Os trabalhos na Revista Interfaces da Educação está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.