O bullying no âmbito escolar: algumas reflexões

Visualizações: 835

Authors

  • Gilmar Ribeiro Pereira
  • Thiago Donda Rodrigues UFMS

Abstract

O bullying tem sido umas das ações de maior repercussão e consequências no âmbito escolar, assim os seus desdobramentos têm sido marcados por ocorrências de agressões físicas, verbais e psicológicas. Desse modo, os atos de bullying são caracterizados por apelidar, ofender, humilhar, intimidar, constranger, discriminar entre outros. Aos poucos a vítima destas agressões vai se isolando por não saber como defender-se de tal situação humilhante e estas ações frequentes de “brincadeiras” podem acabar trazendo para a ela transtornos psíquicos como medo, tensão, raiva reprimida, angústia, desgosto, sensação de impotência, rejeição, desejo de vingança ou até pensamento suicida. Em decorrência disso, a pessoa pode ter sua autoestima comprometida, desenvolver comportamentos depressivos e dificuldades de se expressar. No âmbito escolar, tais situações poderão interferir nas suas relações sociais e no seu aprendizado. Portanto, este trabalho tem a finalidade apresentar algumas possibilidades de combate ao bullying, sendo que um caminho para tal seja o desenvolvimento de um ambiente reflexivo que promova a solidariedade, a tolerância, o respeito às diferenças, a justiça e a cooperação. Com isso, as crianças e adolescentes aprendem a respeitar e a valorizar as diferenças individuais, resolver seus conflitos e conviver em harmonia.

Palavras-chave: Bullying escolar. Violência. Inclusão.

Published

2012-12-21

How to Cite

Pereira, G. R., & Rodrigues, T. D. (2012). O bullying no âmbito escolar: algumas reflexões. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 3(9), 122–132. Retrieved from https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/554