Suicídio: formação docente e a prevenção no contexto escolar

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5616

Palavras-chave:

Prevenção ao suicídio, Formação continuada, Relação professor-aluno

Resumo

Será que é possível a prevenção do suicídio dentro do contexto escolar tendo a formação continuada como uma aliada nessa situação? Esta foi a questão que moveu a pesquisa aqui apresentada que teve como objetivo desenvolver uma formação continuada em serviço para promover a reflexão dos professores sobre o suicídio no contexto escolar, apresentando formas para a sua prevenção. Para isso, foi feita uma pesquisa com abordagem qualitativa e de natureza aplicada. O principal procedimento foi a pesquisa-ação (THIOLLENT, 1994) com o uso de questionários aplicados aos professores e, sobre esses, foi feita a análise de conteúdo (BARDIN, 1995) que subsidiou a formação.  A análise dos dados apontou que a maioria dos professores já esteve diante de um estudante em risco de suicídio e que grande parte deles não sabe como agir diante dessa situação. A formação continuada com a temática sobre comportamento suicida alcançou o objetivo proposto e pôde acrescentar, de forma significativa, novos conhecimentos tanto para a prática docente quanto para a (com)vivência no contexto escolar.

Biografia do Autor

Gythãna Dantas Cidreira, Instituto Federal do Mato Grosso

 Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Mato Grosso.  Psicopedagoga - pós-graduada na Faculdade Montenegro-GO em Psicopedagogia Clínica e Institucional.
 Psicóloga - graduada na Universidade Luterana do Brasil - TO. Pedagoga (Licenciatura Plena) - graduada na Faculdade de Educação do IAENE-BA com ênfase em gestão. Habilitada em docência da educação infantil, dos anos iniciais do ensino fundamental, das matérias pedagógicas do ensino médio e gestão de sistemas educacionais (orientação, coordenação e administração escolar). Membro do comitê de mobilizadores da educação (MEC). Atua na coordenação pedagógica do Instituto Federal do Mato Grosso.
 E atua como Psicóloga Clínica com experiência em atendimento em Suicídio.

Ema Marta Dunck Cintra, INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS

Possui Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso (1987), especialização em Literatura Infanto-Juvenil (1992) e especialização em Linguística - Descrição do Português Brasileiro (2002) - ambas pela Universidade Federal de Mato Grosso. Mestrado (2005) e Doutorado (2016) em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Educação, atuando tanto na gestão como no ensino básico e superior. No ensino, a ênfase é em linguagem: língua portuguesa e literatura infanto juvenil, linguística, língua indígena. Possui experiência na gestão da Educação e em políticas públicas educacionais, pois atuou como gerente da Educação Básica estadual, Coordenadora Estadual do Ensino Médio; Superintendente de Formação e Secretária Adjunta de Políticas Educacionais (2005 a 2014) na Seduc/MT. Atualmente é professora do IFG - Campus Goiânia. Atua no mestrado Profissional do IFMT, Campus Octayde Jorge da Silva.

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Publicado

14-06-2023

Como Citar

Cidreira, G. D., & Cintra, E. M. D. (2023). Suicídio: formação docente e a prevenção no contexto escolar. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(39). https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5616