Suicídio: formação docente e a prevenção no contexto escolar
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https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5616Palavras-chave:
Prevenção ao suicídio, Formação continuada, Relação professor-alunoResumo
Será que é possível a prevenção do suicídio dentro do contexto escolar tendo a formação continuada como uma aliada nessa situação? Esta foi a questão que moveu a pesquisa aqui apresentada que teve como objetivo desenvolver uma formação continuada em serviço para promover a reflexão dos professores sobre o suicídio no contexto escolar, apresentando formas para a sua prevenção. Para isso, foi feita uma pesquisa com abordagem qualitativa e de natureza aplicada. O principal procedimento foi a pesquisa-ação (THIOLLENT, 1994) com o uso de questionários aplicados aos professores e, sobre esses, foi feita a análise de conteúdo (BARDIN, 1995) que subsidiou a formação. A análise dos dados apontou que a maioria dos professores já esteve diante de um estudante em risco de suicídio e que grande parte deles não sabe como agir diante dessa situação. A formação continuada com a temática sobre comportamento suicida alcançou o objetivo proposto e pôde acrescentar, de forma significativa, novos conhecimentos tanto para a prática docente quanto para a (com)vivência no contexto escolar.
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