Narrativas de professoras indígenas – histórias de preconceito e identidade
Visualizações: 650DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v2i5.591Resumo
Observando o processo ensino/aprendizagem que as professoras indígenas de uma aldeia douradense atravessam, com relação à realidade enfrentada fora do seu ambiente natural ao serem encaminhados para escolas não-indígenas, é fatídico que muitos apresentam grandes dificuldades em respeito ao relacionamento entre alunos indígenas/alunos não-indígenas e algumas vezes entre alunos indígenas/professores, são muitos os casos relacionados a preconceito e repressão pelo fato de o aluno ser advindo de aldeias, sendo considerado como uma pessoa diferente (e talvez inapta) com relação aos que não o são. Dessa forma, este fator em muito contribui para a desistência e reprovação dos alunos não-indígenas enfatizando a velha afirmativa de que os indígenas não conseguem acompanhar o estudo de maneira equilibrada com os não-indígenas, fato este que eles assumem para si como uma verdade, no entanto, sabemos que não é assim que o processo se desenvolve.
Palavras-chave: Língua. Cultura. Contextos Complexos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.