Narrativas de professoras indígenas – histórias de preconceito e identidade
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https://doi.org/10.26514/inter.v2i5.591Resumo
Observando o processo ensino/aprendizagem que as professoras indígenas de uma aldeia douradense atravessam, com relação à realidade enfrentada fora do seu ambiente natural ao serem encaminhados para escolas não-indígenas, é fatídico que muitos apresentam grandes dificuldades em respeito ao relacionamento entre alunos indígenas/alunos não-indígenas e algumas vezes entre alunos indígenas/professores, são muitos os casos relacionados a preconceito e repressão pelo fato de o aluno ser advindo de aldeias, sendo considerado como uma pessoa diferente (e talvez inapta) com relação aos que não o são. Dessa forma, este fator em muito contribui para a desistência e reprovação dos alunos não-indígenas enfatizando a velha afirmativa de que os indígenas não conseguem acompanhar o estudo de maneira equilibrada com os não-indígenas, fato este que eles assumem para si como uma verdade, no entanto, sabemos que não é assim que o processo se desenvolve.
Palavras-chave: Língua. Cultura. Contextos Complexos.
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