Contribuições de Theodoro de Moraes (1877-1956) e Antonio Proença (1880-1946) para a história do ensino de leitura e escrita no Brasil

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Autores

  • Bárbara Cortella Pereira
  • Monalisa Renata Gazoli

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v2i5.596

Resumo

Neste artigo são apresentados resultados de pesquisas vinculadas às linhas “Alfabetização” e “Ensino de Língua Portuguesa”, do Grupo de Pesquisa “História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil, coordenado pela professora Maria do Rosário L. Mortatti. Com o objetivo de contribuir para a compreensão de um importante momento da história do ensino da leitura em nosso país, são focalizadas a atuação profissional dos professores Theodoro de Moraes e Antonio de Proença no Estado de São Paulo. A análise da configuração textual dos documentos foi  desenvolvida mediante abordagem histórica centrada na pesquisa bibliográfica e documental e da utilização de procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção organização das fontes documentais e da bibliografia especializada sobre o tema. Essa análise permitiu constatar que tais professores contribuíram para a história do ensino da leitura e escrita no Brasil, por meio da proposição e divulgação do método analítico como mais eficiente para esse ensino.

 

Palavras-chave: Theodoro de Moraes. Antonio de Proença. Ensino da leitura. Método Analítico. História da Educação.

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Publicado

17-10-2011

Como Citar

Cortella Pereira, B., & Renata Gazoli, M. (2011). Contribuições de Theodoro de Moraes (1877-1956) e Antonio Proença (1880-1946) para a história do ensino de leitura e escrita no Brasil. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 2(5), 5–17. https://doi.org/10.26514/inter.v2i5.596