Contribuições de Theodoro de Moraes (1877-1956) e Antonio Proença (1880-1946) para a história do ensino de leitura e escrita no Brasil
Visualizações: 567DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v2i5.596Abstract
Neste artigo são apresentados resultados de pesquisas vinculadas às linhas “Alfabetização” e “Ensino de Língua Portuguesa”, do Grupo de Pesquisa “História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil, coordenado pela professora Maria do Rosário L. Mortatti. Com o objetivo de contribuir para a compreensão de um importante momento da história do ensino da leitura em nosso país, são focalizadas a atuação profissional dos professores Theodoro de Moraes e Antonio de Proença no Estado de São Paulo. A análise da configuração textual dos documentos foi desenvolvida mediante abordagem histórica centrada na pesquisa bibliográfica e documental e da utilização de procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção organização das fontes documentais e da bibliografia especializada sobre o tema. Essa análise permitiu constatar que tais professores contribuíram para a história do ensino da leitura e escrita no Brasil, por meio da proposição e divulgação do método analítico como mais eficiente para esse ensino.
Palavras-chave: Theodoro de Moraes. Antonio de Proença. Ensino da leitura. Método Analítico. História da Educação.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.